Ensino de ciências com alunos surdos da educação de jovens e adultos: a previsão do tempo, utilizando vídeo como ferramenta metodológica / Teaching science with deaf students of youth and adult education: the weather forecast, using video as a methodological tool

Cléa Furtado da Silveira, Viliam Cardoso da Silveira, Denise Nascimento Silveira

Abstract


 

Este trabalho consiste em uma proposta metodológica de ensino de Ciências, meteorologia, para alunos surdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola de alunos surdos. Tendo como embasamento teórico as tendências educacionais de aprendizagem significativa, aprendizagem investigativa e educação de surdos: abordagem bilíngue,a cultura surda e a pedagogia visual Os alunos com surdez que frequentam o EJA, normalmente são aqueles que já tiveram experiências com inclusão que não deram certo, por este motivo ficaram fora do ambiente escolar por muito tempo e pretendem recuperar este período alcançando as aprendizagens; e estas podem ser conquistadas valendo-se em metodologias que contemplem as experiências de vida destes sujeitos. Para isso desenvolvemos e aplicamosatividades pedagógicas para desenvolver o conteúdo de previsão do tempo: utilizando a problematização através de um vídeo, que apresentou as diversas formas de nuvens: estratos, cirros, nimbos e cúmulos. Ao abordar um tema que faz parte das vivencias destas pessoas, logo, despertou o interesse e dessa forma facilitou o debate em busca da compreensão dos conceitos científicos. O vídeo atendeu a necessidade do visual nos processos educacionais destes estudantes, o debate promoveu a investigação e a relação com outros conceitos que já haviam sido compreendidos com significado para os educandos. Ao serem questionados sobre a metodologia o grupo se manifestou positivamente, salientando o uso de vídeo para a aprendizagem de outros conteúdos. Concluímos então, que a proposta é viável e que, obtendo resultados satisfatórios com alunos surdos.


Keywords


Alunos Surdos. Ciências Meteorológica. Vídeos.

References


BARROS, Carlos e PAULINO, Wilson Roberto. Ciencias: o meio ambiente. 3 ed. São Paulo: Ática, 2008.

CAMPELO, Ana Regina e Sousa. Pedagogia Visual na Educação dos Surdos-mudos. Tese apresentada no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

LACERDA, Cristina B.F. de. A short history of. Different approaches to the education ofthedeaf.Cad.CEDES., Campinas, 1998. Disponível em:Acessado em: 26 ago. 2017.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: UnB, 1999.

SHUTTERSTOCK. Nuvens da tempestade clipes, vídeo. Disponivel em: https://www.shutterstock.com/pt/video/search/nuvens-da-tempestade?kw=shutterstock+videos&gclid=CjwKCAjws8vaBRBFEiwAQfhs-FlsSUZGZcWn7BWg0PeCLUUNM6PKLZpuz3kDM22jZHkLoYkzCXR81xoCMrQQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&dclid=COzX_bi2sdwCFVzI4wcdonkEwg&page=1&sort=newest. Acessado em: 21/07/2018

VAREJÃO-SILVA, Mário Adelmo. METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA. Versão Digital. Recife, Brasil, julho de 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-149

Refbacks

  • There are currently no refbacks.