Avaliação da qualidade dos serviços de transporte público urbano em Cuiabá e Várzea Grande utilizando método servqual / Evaluation of the quality of urban public transport services in Cuiabá and Várzea Grande using servqual method

Andrey Sartori, Miriam Vendramina M. A. de Macedo, Rubens de Oliveira, Rosicley Nicola de Siqueira, Fabrício Moraes, Moisés Phillip Botelho, Fahim Elias Costa Rihbane, Bruna Vanessa de Souza

Abstract


O transporte público é um dos meios de transporte mais utilizados, sendo responsável pela integração entre as diferentes áreas das cidades, transportando trabalhadores, estudantes e pessoas a passeio, portanto a qualidade neste modelo de serviço é de suma importância, pois está diretamente ligada a vida dos usuários. Partindo deste cenário, esse artigo mostra a aplicação da ferramenta de avaliação de serviços Servqual, utilizando um método descritivo, contendo uma pesquisa bibliográfica e uma abordagem quantitativa, buscando mensurar a qualidade do transporte público. Desta forma o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos usuários do transporte coletivo urbano em relação à qualidade dos serviços prestados oferecidos pelas empresas de ônibus presentes nas cidadeslimítrofes de Cuiabá e Várzea Grande no Estado de Mato Grosso. A análise dos resultados mostrou que, a percepção dos usuários é inferior as expectativas em todas as dimensões analisadas, dessa forma todas as dimensões apresentam oportunidades de melhorias.


Keywords


Logística; Produção; Transporte público; Servqual; Qualidade.

References


CHIAVENATO, I. Gestão da produção: uma abordagem introdutória. 3 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2014.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

DUARTE, F. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Gestão Pública).

FARIAS, S. A. Avaliação simultânea dos determinantes da satisfação do consumidor: um estudo no segmento da terceira idade. 1998.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, L.Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LIMA JR., O. F. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimento para diagnóstico. 1995. Dissertação de Doutorado – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 1995.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.

MARRARA, T. Transporte público e desenvolvimento urbano: aspectos jurídicos da Política Nacional de Mobilidade. Revista Digital de Direito Administrativo, 2014.

RODRIGUES, M. O. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO DA CIDADE DE SÃO CARLOS. 2006. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

SANTOS, R. G. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília, 2014.

Suarez, G. (18 de agosto de 2015). Quality Way World Press. Acesso em 20 de agosto de 2018, disponível em https://qualityway.wordpress.com/2015/08/18/david-agarvin-e-as-oito-dimensoes-da-qualidade-por-gregorio-suarez-parte-1/

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-145

Refbacks

  • There are currently no refbacks.