Aprendizagem móvel como estratégia pedagógica para potencializar a aprendizagem na disciplina de artes / Learning as a pedagogical strategy to empower learning in the arts discipline

Fabíola Pantoja Oliveira Araújo, Marcos Paulo Ferreira Costa

Abstract


O presente trabalho apresenta a aprendizagem móvel como uma prática pedagógica com alunos do 8º ano de uma escola pública estadual nos arredores de Belém. Os alunos utilizaram o aplicativo mobile e o aplicativo PicPac Stop Motion para potencializar e estimular o aprendizado de um conteúdo da disciplina de Artes, através da produção em equipe de material didático desenvolvido pelos próprios alunos. Os resultados mostraram que 93% dos alunos participantes tiveram excelente ou bom uso do conteúdo trabalhado através da aprendizagem móvel, enquanto apenas 43% dos não participantes tiveram o mesmo desempenho.

Keywords


Aprendizagem móvel; Pare o movimento; Informática na Educação; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

References


Almeida, E. M. Vidding na cultura otaku. In: ROJO, R. (org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p.111-133.

Animatives, PicPac Stop Motion & TimeLapse. Google Play. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.picpac&hl=pt_BR >. Acesso em: 07 mar. 2018

Barbosa, A. M. A arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1994.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/a7d023687b221aafb0364f56cad94367.pdf >. Acesso em: 24 nov. 2017

Infoescola - Navegando e Aprendendo. Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em: < https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ >. Acesso em: 06 mar. 2018

Kaminski, V. R. Animação no ensino fundamental: stop motion, 2010. Disponível em: < https://drive.google.com/open?id=15roGSTgm1zDBP7YpL1268IcRUoethfGB >. Acesso em: 07 mar. 2018

Kenski, V. M.. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

Microsoft, Windows Movie Maker. Baixaki. Disponível em: < https://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker.htm >. Acesso em: 07 mar. 2018.

Morán, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. vol. II, 2015, p.15-33. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf >. Acesso em: 25 nov. 2017.

Morán, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. In: Comunicação & Educação. São Paulo, Editora Moderna, 1995, p.27-35.

Rojo, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Santos, Suélly Lima dos. et al. Dispositivos móveis: um facilitador no processo de ensino-aprendizagem, 2015.

Vieira, M. Aprendizagem Móvel e Multimídia: a produção de material pedagógico na perspectiva BYOD. Paper presented at the Anais do Workshop de Informática na Escola, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-143

Refbacks

  • There are currently no refbacks.