Simulação através de elementos finitos de vigas de compósitos naturais antes de sua fabricação / Simulation through finite elements of natural composite beams prior to their

Edil Silva de Vilhena, Léo César de Oliveira Pereira, Edielson Silva de Vilhena, Igor dos Santos Gomes, Rodrigo da Silva Magalhães Dias, Carlos Eduardo Pinto Lopes, Antonio Bruno da Silva Oliveira, Maurício Maia Ribeiro, Samuel de Castro Silva, Leonardo Rios Araújo, Antonio Henrique da Silva Bitencourt Júnior, Roberto Tetsuo Fujiyama

Abstract


Este trabalho apresenta o Ansys Workbank 19.2, como ferramenta auxiliar na avaliação de propriedades de compósitos poliméricos. Sabe-se da importância da utilização de softwares que facilitem o entendimento dos esforços atuantes nos compósitos fabricados. Neste contexto o Ansys vem como instrumento capaz de simular as tensões normais em materiais contribuindo para prever possíveis comportamentos mecânicos. Neste trabalho foram fabricadas amostras utilizando a norma de ensaio de tração para compósitos poliméricos, ASTM D3039.O reforço foram fibras de piaçava em comprimentos de 5, 10 e 15mm e a matriz o poliéster. Compósitos foram ensaiados e a partir das propriedades mecânicas dos materiais realizou-se simulações de modo a comparar os resultados experimentais com um modelo estrutural em uma viga utilizada em estruturas de sustentação de telhados e similares. Apesar das diferentes respostas, pode-se correlacionar o comportamento dos materiais analiticamente e ensaiados mecanicamente quanto à tração, apontando-se as considerações instauradas na programação como motivo das divergências entre resultados, não levando em conta fatores importantes relacionados a interfase e metodologia de fabricação dos corpos de prova e propriedades individuais dos constituintes. Por fim, considera-se a viabilidade da aplicação do software ansys como ferramenta para simulação de características mecânicas quanto a tração de estruturas de vigas.


Keywords


Ansys, Simulação, Ensaio de tração, Materiais compósitos.

References


ASTM D3039/D3039M. American Society for Testing and Materials.Standard Test Method for Tensile Properties of Polymer Matrix Composite Materials.2014.

BASTOS. J.P. A. Electromagnetic Modeling by Finite Element Methods. Florianópolis: Marcel Dekker, Inc. 2005.

MARINHO, J. R. D. MACROMOLÉCULAS E POLÍMEROS. EDITORA MANOLI LTDA. BARUERI, SP, 2005.

PINHEIRO, M. A. S.; BECKHAUSER, G. N. ; MENEZES, M. R. . “Aplicativo Voltado para a Macromecânica Básica das Estruturas Laminadas de Material Compósito”. Boletim SBMAC (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. VII, p. 209-222, 2006.

REIS, J. P. C. Estruturas de madeira reforçadas com compósitos. Dissertação de mestrado (Engenharia Mecânica) Universidade do Porto, Porto, 2013.

SEGERLIND, L. J. Applied Finite Element Analysis. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1976.

LEROYMERLIN.Vigas. Disponível em: .Acesso em: 07 de Fev. 2019.

TORATORAMADEIRAS. Produtos. Disponível em: .Acesso em: 05 de Fev. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-142

Refbacks

  • There are currently no refbacks.