Análise dos microerros no torneamento externo do aço 4340 considerando o comprimento de fixação das peças / Analisys of microerrors in external turning of the 4340 steel considering the overhang of the workpieces

Guilherme Lopes Brandão, Pedro Márcio do Carmo Silva, Jessica Tito Vieira, Camilo Lellis dos Santos, Lincoln Cardoso Brandão

Abstract


Os processos de remoção de material são amplamente empregados nas indústrias e todo componente mecânico tem pelo menos uma etapa de fabricação onde a modificação da geometria ocorre por geração de cavaco. Neste trabalho corpos de prova tubularesde aço 4340 comdureza de 32 HRC, 36 milímetros de diâmetro externo, 24 milímetros de diâmetro interno e comprimento de 40 milímetros foram torneados externamente. O balanço e o diâmetro dos corpos de prova foram mantidos constantes, variando-se apenas os valores de velocidade de corte, avanço e profundidade de corte. Além disso foram realizados experimentos com e sem a utilização do contraponto rotativo e variada a direção de corte. Como resposta foramusados os valores da rugosidade Ra e o erro de cilindricidadeRontno começo e no final do corpo de prova. Pode-se concluir que os melhores valores de rugosidade Ra foram obtidos com o uso de contraponto para as medições realizadas na região mais próxima de fixação dos corpos de prova. Da mesma forma, os menores valores de erro de circularidade foram obtidos também na região mais próxima da fixação dos corpos de prova.


Keywords


Rugosidade Ra, Torneamento, Balanço dos corpos de prova, Análise de variância.

References


ABOUELATTA, O. B. MÁDL, J.Surface roughness prediction based on cutting parameters and tool vibrations in turning operations, Journal of Materials Processing Technology, 118, 269-277, 2001.

BANDASO, Z. S. LEONARD, J. The Effect of Tool Dimension, Tool Overhang and Cutting Parameters Towards Tool Vibration and Surface Roughness on Turning Process International Journal on Smart Material and Mechatronics, Vol. 2/ 1, pages 1-7, 2015.

COLOSIMO, B. M. SEMERARO, Q. PACELLA, M. StatisticalProcess Control for Geometric Specifications: On the Monitoring of Roundness Profiles, Journal ofQuality Technology, 40/1, 1-18, 2008.

CHO, N. TU, J. Roundness modelling of machined parts for tolerance analysis, Precision Engineering Journal of the International Societies for Precision Engineering and Nanotechnology, 25, 35-47, 2001.

CHOI, J.P. LEE, S.J. KWON, H.D., Roundness Error Prediction with a Volumetric Error Model Including Spindle Error Motions of a Machine Tool, International Journal Advanced Manufacturing Technology, 21, 923-928, 2003.

DILWAR, F. SIDDIQUE, R. A.Analyzing the Effect of Overhang Length on Vibration Amplitude and Surface Roughness in Turning AISI 304, International Journal of Scientific& Engineering Research, Vol. 9/ 6, pages 1-7, 2018.

FERRARESI, D. Usinagem dos metais. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 751p, 1990.

MELO, S. A. Minimização dos erros micro e macro geométricos em peças torneadas usando a metodologia de superfície de resposta, Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2016.

MISHRA, V. KHAN, G. S. CHATTOPADHYAY, K.D. NANDA, K. SAREPAKA, R.G.V. Effects of tool overhang on selection of machining parameters and surface finish during diamond turning, Measurement, 55, Pages 353-361, 2014.

MONTGOMERY, D. Design and Analysis of Experiments. New York: John Wiley and Sons, 9th Edition, 630 pages, 2017.

PATWARI, A. U. ALFAKIH, Y. M. BAMNJO, I. Investigation of tool overhang length effects on Machining responses during turning operation, ANNALS of Faculty Engineering Hunedoara -International Journal of Engineering, pages, 1-4, 2018

WU, C. F. J. HAMADA, M. S. Experiments: Planning, Analysis, and Optimization, 2nd Edition, 2009, 760 pages.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-138

Refbacks

  • There are currently no refbacks.