Duas abordagens para o ensino de segurança de processos nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química no Brasil / Two approaches to teaching process safety in undergraduate and postgraduate courses in chemical engineering in Brazil

Carlos André Vaz Junior, Américo Diniz Carvalho Neto

Abstract


A indústria química é parte fundamental do desenvolvimento econômico e social brasileiro, porém, sua imagem muitas vezes está relacionada com acidentes e danos ambientais. Mudar esta visão passa por aumentar, cada vez mais, o nível de gerenciamento de segurança de processos nas plantas químicas nacionais, seja através de mudanças tecnológicas, reduzindo a severidade e probabilidade dos cenários, seja através de mudanças técnicas ou do investimento em formação e capacitação. Criar uma cultura de segurança é uma etapa fundamental para obter um processo mais seguro. Acreditando que a cultura de segurança deva ser parte integrante da formação acadêmica do profissional da engenharia química, este trabalho tem como objetivo apresentar duas abordagens, já em andamento, para o ensino de segurança de processos no Brasil. A primeira abordagem baseia-se na experiência observada em cursos de graduação de engenharia química, em particular na UFRJ e na USP. A segunda abordagem promove uma visão inovadora, onde a segurança de processos é ensinada a partir dos elementos de gestão de segurança propostos pela AIChE. Esta abordagem está sendo usada, de forma inédita, pela RSE Consultoria em seus cursosde pós-graduação e especialização em segurança de processo. Ao discutir ambas as abordagens espera-se promover o debate pela implementação de segurança de processos em outras IES brasileiras

Keywords


ensino de segurança de processos, ensino de engenharia química, cultura de segurança, sistema de gestão em segurança de processos.

References


CENTER FOR CHEMICAL PROCESS SAFETY - CCPS, Diretrizes para Segurança de Processos Baseada em Risco, Editora Interciência, 2014.

ESCOLA DE QUÍMICA / UFRJ, Ementa disciplina Segurança de Processos e Prevenção de Perdas. Disponível em: http://eq.ufrj.br , 2018.

ESCOLA POLITÉCNICA / USP,Ementa disciplina Segurança de Processos da Indústria Química. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PQI3412&codcur=3092&codhab=3000 , 2018.

LOUVAR, J. F.; HENDERSHOT, D. C. SACHE: 17 yearsofpromotingteachingofsafetytochemicalengineeringstudents. Chemical Health &Safety, v. 10, n. 5, p. 8-10, September/October 2003.

PERRIN, L.; LOURENT, A. Currentsituationand future implementationofsafetycurricula for chemicalengineeringeducation in France. Education for ChemicalEngineers, n. 3, p. e84-e91, 2008.

RSE CONSULTORIA,Pós-graduação em Gerenciamento de Segurança de Processo. Disponível em: https://www.rsem.com.br/posgraduacao/ , 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-133

Refbacks

  • There are currently no refbacks.