Análise estrutural de um chassi tubular através das técnicas de ODS e análise de vibração / Structural analysis of a tubular chassis through ODS techniques and vibration analysis

Josué Natan Silva, Angélica Dias Rodrigues, Thaís da Costa Dias, Jorge Nei Brito

Abstract


O grande desenvolvimento industrial e a busca incessante de maior rentabilidade nos últimos anos têm criado a necessidade de aperfeiçoamentos nos processos produtivos e de manutenção. A manutenção, através de suas técnicas, é um importante fator por contribuir com o equilíbrio entre produtividade e disponibilidade em um ambiente fabril. A Análise de Vibração é considerada a técnica mais importante para o monitoramento de máquinas por ser um método não invasivo e conter mais informações. Através de medições do nível de vibração de uma estrutura é possível fazer uma análise da forma da deflexão operacional, comumente conhecida como Operating Deflection Shape (ODS), e assim identificar os modos operacionais de deslocamento da estrutura. Buscando acompanhar a tendência da globalização de compartilhar ferramentas de áreas distintas e afins, este trabalho propôs analisar através destas duas técnicas a rigidez torcional de um chassi de um veículo de competição estilo Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers). Através dessa pesquisa foi possível detectar a forma operacional de deformação da estrutura e, consequentemente, realizar uma análise que permitiu identificar problemas estruturais do veículo. Os resultados dessa pesquisa poderão beneficiar outros pesquisadores e profissionais da Área de Manutenção e, especialmente, os alunos do curso de Engenharia Mecânica.


Keywords


Análise de Vibração, Operating Deflection Shape, Chassi Fórmula SAE.

References


BERNARDES, P. H. O. Análise e otimização de um chassi Fórmula SAE. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Engenharia Automotiva – Faculdade UnB Gama – Universidade de Brasília, p. 53, 2015.

BRITO, J. N.; ROBERTO, R.; PEDERIVA, R. Aplicação de Redes Neurais Artificiais para Detecção de Falhas em Motores Elétricos. 16th Brazilian Congresso f Mechanical Engineering (COBEM), Uberlândia – MG, Brasil, 2001.

BRITO, L. C. Estudo de Rigidez de Base Através da Técnica de ODS e Análise de Vibração. Iniciação Científica – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade Federal de São João Del Rei, p. 14, 2015.

GEVINSKI, J. R. Determinação da Deformação Dinâmica em Superfícies Utilizando Parâmetros Vibracionais. Tese de Doutorado – Faculdade de Engenharia Mecânica – Universidade Estadual de Campinas, p. 258, 2014.

HUGAR, N. L.; VENKATESH, P. R. Shaker based Operating Deflection Shape (ODS) Testing of Two Wheeler Chassis, In International Journal of Advance Engineering and Research Development (IJAERD), v. 1, Issue 6, June 2014, e-ISSN: 2348 – 4470, print – ISSN: 2348-6406.

MONTEIRO, L. F. Análise Comparativa da Energia Vibracional em Motor Diesel Utilizando Diesel e Biodiesel. Tese de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Energia – Universidade Federal de São João Del Rei e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 99 p., 2013.

SARTORI, I. O. Análise Modal Experimental de um Sistema Dinâmico Utilizando Medição da Forma de Deflexão Operacional. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento do Curso de Engenharia Mecânica – Universidade Federal de São João Del Rei, 44 p., 2014.

SOUZA, P. H. M. Análise Modal Experimental Utilizando Vibrômetro Laser Doppler. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento do Curso de Engenharia Mecânica – Universidade Federal de São João Del Rei, 57 p., 2014.

VIBRANT TECHNOLOGY INC., Me`scopeVes, Série Visual Engenharia. Estados Unidos da América.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-130

Refbacks

  • There are currently no refbacks.