Uso da ferramenta PDCA para controle de estoque de materiais em uma clínica odontológica / Use of the PDCA tool to control stock of materials in a dental clinic

Authors

  • Mariangela Catelani Souza Instituito de Educação e Pós-Graduação, Curitiba, Paraná, Brasil
  • Aniele Bernardes dos Santos
  • Bruna Grassetti Fonseca
  • Elizangela Cristina Begido Caldeira
  • Anderson Gustavo Penachiotti

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-185

Keywords:

Gestão da Qualidade, PDCA, Gestão de estoques, clínica odontológica

Abstract

A crescente importância da qualidade teve início na indústria fabril e se desenvolveu até atingir o setor de prestação de serviços. O ciclo PDCA, se bem implementado, auxilia na elaboração de projetos que visam a qualidade e ser usado em determinadas linhas de produção ou uma inovação em procedimentos internos da empresa. Tal comprovação dá o tom a atual competitividade existente no mercado odontológico, que é bastante pressionado pela globalização. O PDCA foca na melhoria contínua e pode ser utilizado como um recurso estratégico pela gestão de uma organização, visando o funcionamento dos processos vigentes. E deve-se utilizá-lo obedecendo às regras de cada uma de suas fases, pois quando é aplicado com planejamento e estabelecimento de metas e segue seu fluxo pode ser considerado um aliado para alcance de objetivos da empresa. As clínicas odontológicas que visam aperfeiçoar seu desempenho, para uma melhor gestão de desempenho de seus processos, devem introduzir novos tratamentos ao seu sistema de gestão. Dessa forma, a utilização de uma ferramenta da gestão de qualidade total é fundamental para melhorar processos administrativos internos e a ferramenta PDCA pode ser essencial nesse sentido, pois a clínica odontológica estudada apresenta problemas em sua administração de recursos, principalmente a gestão de estoque de materiais utilizados em processos da clínica. Nesse contexto, o presente artigo objetiva analisar como a ferramenta da qualidade PDCA, pode auxiliar no controle da movimentação do estoque no que diz respeito ao fluxo de entrada, estocagem e saída dos materiais, reduzindo os custos e desperdícios.

References

AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Ed. de Desenvolvimento Gerencial, 2002.

ARNOLD, J.R. T. Administração de materiais uma introdução. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BORGES, W. F.; ALVES, J. L. S. Implantação de ferramentas para controle de estoque: um estudo de caso em uma fábrica de ração. Artigo apresentado para Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Rio Verde, 2015.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da qualidade no estilo japonês. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

CORREA, H. L.; DIAS, G.P.P.D. De volta a gestão de estoques: as técnicas estão sendo usadas pelas empresas? In: Simpósio de Administração da produção, logística e operações internacionais. 13.ed., São Paulo: 1998. Anais: São Paulo, FGVSP, 1998.

COSTA, R. M.; RIBEIRO, N. C. R.; TUNES, U. R.; ROCHA, M. N. D.; LAGO, M. S. Odontoclínica: simulação de gestão em clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 15(1): 77-85, 2015.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: edição compacta. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier;2009.

FEIGENBAUM, A. V. Total quality control. Mc Graw-Hill, 1986.

FERNANDES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista FAE, Curitiba, v. 7, n.1, p. 1-18, jan/junho, 2004.

FONSECA, A. M. da; MIYAKE, D. I. Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para a solução de problemas da qualidade. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza. Anais XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza: ABEPRO, 2006. p. 1-9.

FRANCISCO, L. L. Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa. Portal Administradores, 2011.

HARRINGTON, H.J; KNIGHT, A. A implementação da ISO 14000: como atualizar o sistema de gestão ambiental com eficácia. São Paulo: Atlas, 2001.

LAS CASAS, A.L. Qualidade Total em Serviços: conceitos, exercícios e casos práticos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

JUNIOR, J. Y. A.; CORREA, H. L. Cadeia de Abastecimento: Gestão do Estoque pelo Distribuidor. RAE(Impresso), v. 48, p. 48-62, 2008.

MARTINS, P. G; ALT, P. R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MEZOMO, J.C. Gestão da qualidade na saúde: princípios básicos. 1.ed. Barueri – SP: Manole; 2001. MIGUEL, P. A. C. Qualidade: enfoques e ferramentas. 1.ed. São Paulo: Artliber, 2006.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RIBAS, M. A.; SIQUEIRA, E. S.; BINOTTO, E. O desafio da gestão para os profissionais da odontologia. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Carlos – SP, 12 a 15 de outubro, 2010.

ROBLES, L. P. Operadoras em Saúde Bucal em busca da excelência na prestação de serviços. Prêmio SINOG de Odontologia. São Paulo, 2001.

SILVA, E.N. C. da. A utilização das Ferramentas da Qualidade em Consultório Odontológico. In: CNEG -Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2004, Niterói.

SILVA, R.G. O malabarismo da administração. Revista da APCD. São Paulo, n.2 v.48, mai-jun, 2001.

SILVER, E. A.; PETERSON, R.; PYKE, D. F. Inventory Management and Production Planning and Schedulling. 3.ed. New York; John Wiley & Sons, 1998.

SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 2002.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JHONSTON, R. Administração da produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A; JOHNSTON, R. Administração da Produção. SãoPaulo – SP: Editora Atlas S.A., 1997

SMITH, G.F.Quality Problem Solving. Milwaukee: ASQ Quality Press, 1998.

STOCKTON, R.S. Sistemas básicos de controle de estoques: conceitos e análises. São Paulo: Atlas, 1976. TUBINO, D.F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VIANA, J. J. Administração de materiais: enfoque prático. 1.ed. 8. Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

WANKEE, P. Gestão de estoques na cadeia de suprimento: decisões e modelos quantitativos. 1. ed. 2. Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006.

Published

2018-05-25

How to Cite

Souza, M. C., Santos, A. B. dos, Fonseca, B. G., Caldeira, E. C. B., & Penachiotti, A. G. (2018). Uso da ferramenta PDCA para controle de estoque de materiais em uma clínica odontológica / Use of the PDCA tool to control stock of materials in a dental clinic. Brazilian Journal of Development, 4(4), 1416–1434. https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-185

Issue

Section

Original Papers