Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-125Keywords:
Computação desplugada, pensamento computacional, raciocínio lógico.Abstract
A ação descrita neste relato foi desenvolvida como parte de um projeto vinculado ao PEIC-2018 da Universidade Federal de Uberlândia. Teve como objetivo incentivar o Pensamento Computacional de alunos do sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental II de uma escola particular da cidade de Ituiutaba-MG. Duas abordagens foram adotadas nesta ação: a primeira, denominada computação desplugada, utilizou materiais de uso comum no ambiente escolar, enquanto a segunda utilizou o computador. Verificou-se que, na abordagem desplugada, os alunos mantiveram-se mais focados na ação do que quando utilizaram o computador.
References
BRACKMANN, Christian P.; BOUCINHA, Rafael M.; Román-González, Marcos; BARONE, Dante; CASALI, Ana. Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 982, 2017.
BELL, Timothy C.; WITTEN, Ian H.; FELLOWS, Mike. Computer Science Unplugged: Off-line activities and games for all ages. Computer Science Unplugged, 1998.
KOLOGESKI, Anelise L.; SILVA, Camille G., BARBOSA, Débora N. F., MATTOS, Rodrigo R., MIORELLI, Sandra T. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e o Pensamento Computacional: Experiências no Contexto do Projeto Logicando. RENOTE, v. 14, n. 2, 2016.
RESNICK, Mitchel. Sowing the seeds for a more creative society. Learning & Leading with Technology, v. 35, n. 4, p. 18-22, 2008.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.