Sistema fotovoltaico: fontes renováveis como elemento educacional no ensino de ciência / Photovoltaic system: renewable sources as an educational element in science education

Ruy Rogers Paes de Castro, José Luiz da Silva de Souza, Adriano Márcio dos Santos

Abstract


O experimento foi desenvolvido com o objetivo de demostrar o funcionamento de sistemas fotovoltaicos e utilizá-lo como aparato experimental em aulas de ciências, eletricidade, sustentabilidade e conservação de energia. Para isso, construiu-se uma maquete de uma casa popular com suas luminárias e tomadas elétricas. O sistema projetado para a maquete contém cinco lâmpadas de LED com 7 watts cada e pode carregar até dois aparelhos celulares simultaneamente. A maquete foi confeccionada com material reciclável, numa base de madeira, paredes de papelão e dividida em cinco cômodos. E poderá ser apresentada em escolas, universidade e comunidade, como exemplo de fontes alternativas de energia renovável.


Keywords


sistema fotovoltaico, fontes de energia renovável, ensino de ciências.

References


ANEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. 2ª Ed, Brasília: ANEL, 2005, p. 243. Disponível em http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf>. Acesso em 25 de Junho 2016.

BEZERRA, A.M., Aplicações térmicas da energia solar, Editora Universitária - UFPB, João Pessoa, 2001.

FURTADO, J. S.; LOBATO, J. F. Sustentabilidade do negócio: Ideias novas, para novos mercados. São Paulo. Intertox, 2010.

GREENPRO. Energia Fotovoltaica – manual sobre tecnologias, projeto e instalação. 2004. Disponível em: . Acesso em: 29 Maio 2016.

SOLAR, ENTEC – Sustentabilidade e Economia, Disponível em: acesso em 10 de Setembro de 2016.

SOLAR, TERRA – Soluções em energia alternativa, Disponível em :< www.solarterra.com.br> acesso em 10 de Setembro de 2016.

L. CASTANER and S. SILVESTRE, Modelling Photovoltaic Systems Using PSpice. England: John Willey &Sons, LTD, 2002.

LOURENÇO, J.M., Estudo de um Coletor Solar Alternativo, usando Tubos Absorvedores de Alumínio, 1997. 144f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

M. R. PATEL, Wind and Solar Power Systems Design, Analysis, and Operation. New York and Florida:Taylor & Francis Group, LLC, 2006.

SOUZA, L.M., 2002, Viabilidades térmica, econômica e de materiais da utilização de tubos de PVC como elementos absorvedores em coletores de um sistema de aquecimento de água por energia solar. Tese de Doutorado do Programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN, Natal.

SOUZA, L.G.M., 2000, Sistema Alternativo de Aquecimento Solar, CONEM - Natal/RN.

VALLÊRA, A. M.; BRITO, M. C.. Meio século de história fotovoltaica. Gazeta da física, v. 29, 2006.

VARELLA, F.K.O.M., Tecnologia solar residencial: inserção de aquecedores solares de água no Distrito de Barão Geraldo – Campinas, Dissertação de Mestrado da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas-São Paulo, 2004.

YACOV, T., ZEMEL, A., Long-term perspective on the development of solar energy, Solar Energy, 68: (5), 379-392, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-113

Refbacks

  • There are currently no refbacks.