Um olhar sobre as perspectivas da prática educativa a partir de referenciais estudados na pós-graduação / On the perspective of the educational practice from the references studied in the post-graduation

Antonia Dalva França Carvalho, Márcia Cristiane Eloi Silva Ataide

Abstract


O presente texto partiu da intenção de realizar um estudo exploratório das perspectivas das práticas educativas a partir das referências bibliográficas utilizadas na disciplina de Prática Educativa do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – PPGED/UFPI. Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre os sentidos e significados da prática educativa nas tendências educativas clássicas, modernas, pós-modernas e contemporâneas nas referências contidas no plano de ensino da disciplina. Percebeu-se a discussão dessas tendências de ensino a partir de questões epistemológicas, filosóficas, éticas, políticas e as reflexões educacionais, bem como, a revolução tecnológica, as influências das grandes indústrias midiáticas nas relações de poder e dominação e a relação com o consumo.


Keywords


Prática Educativa. Metodologias de Ensino. Aprendizagem.

References


APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Recensão de: Ana Paula Rosendo. Coleção: Recensões LusoSofia. Universidade da Beira Interior: Corvilhã, 2009.

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, Rio de Janeiro, DP et al., Brasília, DF: CNPQ, 2009.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre, RS: Ed. UFRGS; Doisa, 2013.

CUNHA M. C. da. Apresentação: Uma obra de pedagogia além da pedagogia. In.: DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007, p. 7 – 10.

DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.

FERREIRA, Salonilde. Buscando caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos. Brasília: Liber, 2009.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). 2. ed. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUATTARI, Felix. Micropolítica - cartografia do desejo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

GIROUX, Henry A. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2003

LASCH, Christopher. O mínimo eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução Cynthia Farina. Belo Horizonte. Autêntica, 2004.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. Tradução Márcia Moraes; Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VALLE, Lília do. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007, p. 239-307.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica: edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-107

Refbacks

  • There are currently no refbacks.