Considerações sobre o sistema CAPES de avaliação / Considerations for the CAPES evaluation system

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-178

Keywords:

Neoliberalismo, Avaliação Docente, Produtivismo Acadêmico

Abstract

Após a Segunda Guerra Mundial, a profunda concentração de riqueza e poder de alguns Governos começam a ser questionados. Devido aos enormes gastos assumidos pelos mesmos e às pressões eleitorais, emerge no mundo o neoliberalismo. Muitos setores sofreram influência desta ideologia. Nas universidades, uma de seus resultados é alta produtividade acadêmica, advinda da avaliação realizada pela CAPES. Duas das consequências desse processo foram a intensificação do trabalho docente e a qualidade da produção acadêmica que passou a ser desconsiderada em prol da valorização da quantidade. Este trabalho tem como objetivo explicar o produtivismo acadêmico e seu impacto na rotina profissional dos professores (por exemplo, afetando o rendimento dos mesmos em salas de aula), bem com as consequências para todo o meio acadêmico. A análise descritiva será qualitativa e o principal recurso metodológico da pesquisa será a pesquisa de campo. Conclui-se que a universidade é um ambiente de ensino e, portanto, é necessário que seja um local que venha incutir valores às pessoas e que o interesse científico esteja correlacionado a objetivos sociais.

Author Biography

Carla Guimarães Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Administração

Universidade Federal Fluminense, UFF

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Published

2018-05-23

How to Cite

Ferreira, C. G., & Santiago, J. S. (2018). Considerações sobre o sistema CAPES de avaliação / Considerations for the CAPES evaluation system. Brazilian Journal of Development, 4(4), 1274–1294. https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-178

Issue

Section

Original Papers