Influência de fertilizante foliar com aminoácidos na cultura do jiló / Influence of leaf fertilizer with amino acids on jiló crop

Helio Peres de Alcantara, Fabrício Gomes Menezes Porto

Abstract


O jiló é uma cultura anual originário da África, pertencente à família das solanáceas (Solanaceae), que foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos. No Brasil, a produção está concentrada na região sudeste, sendo o Rio de Janeiro o principal produtor. O presente trabalho teve como objetivo a aplicação foliar de fertilizantes com aminoácidos a fim de avaliar a produtividade do jiloeiro. O experimento foi conduzido no Campo Experimental Fausto de Ávila, do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ. O plantio foi feito no dia 10 de agosto de 2018 e a colheita no dia 14 de novembro de 2018.O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com seis repetições e três tratamentos, sendo 2 doses de aminoácidos pulverizados semanalmente. Não houve diferença estatística entre os tratamentos, porém, em T2 observou-se uma produtividade 38% maior em relação a testemunha, enquanto em T3, 40%. Diante do contexto, conclui-se que a aplicação foliar de produtos à base de aminoácidos é altamente viável, uma vez que foi observado um aumento de produtividade na ordem de 38%.


Keywords


Fertilizante foliar, aminoácidos, olericultura.

References


ALVAREZ V., V.H. & RIBEIRO, A.C. Calagem. In: RIBEIRO,A.C.; GUIMARÃES, P.T.G. & ALVAREZ V., V.H., eds.Recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5ªAproximação. Viçosa, MG, CFSEMG,1999. 359p.

CASTRO, P. R. C.; CARVALHO, M. E. A. Aminoácidos e suas aplicações na agricultura. Piracicaba: ESALQ/USP, 2014. 60p.

FILGUEIRA F. Solanáceas: Agrotecnologia moderna na produção de tomate, batata, pimentão, pimenta, berinjela e jiló. Lavras: UFLA. 331p. 2003.

GAZOLA D, ZUCARELI C, SILVA R. R, FONSECA I. C. B. Aplicação foliar de aminoácidos e adubação nitrogenada de cobertura na cultura do milho safrinha. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental18(7):700–707.2014.

MÓGOR, A. F. Fertilizantes foliares complexados com aminoácidos ajudam a corrigir carências nutricionais em plantas.Agrolink com inf. de assessoria 2015. Disponível em https://www.agrolink.com.br/noticias/fertilizantes-foliares-complexados-com-aminoacidos-ajudam-a-corrigir-carencias-nutricionais-emplantas_344608.html

NANNI, G. S. S. C., BUENO, C. E. Influência de fertilizante foliar com aminoácidos nacultura do tomate, em cultivo protegido. 2009. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/1pz8QPAA0qQtb2A_2018-1-25-15-3-0.pdf

PICOLLI E. S., MARCHIORO V.S., BELLAVER A, BELLAVER A. Aplicação de produtos à base de aminoácidos nacultura do trigo. Cultivando o saber 2(1):141-148. 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-087

Refbacks

  • There are currently no refbacks.