A educação imersiva em um tour virtual 360º: sobre percursos pedagógicos e computacionais iniciais na elaboração de uma proposta de objeto de aprendizagem / Immersive education in a 360º virtual tour: on initial pedagogical and computational pathways in the elaboration of a learning object proposal

Alex Sandro Coitinho Sant'Ana, Alberto Wilson Braz de Lima, Paulo Victor da Silva Almeida

Abstract


Artigo resumido sobre o processo de elaboração de uma proposta de objeto de aprendizagem, que será um instrumento de pesquisa e formação de professores, denominado de Memorial Virtual Paulo Freire. Utilizará conteúdos digitais 360º para viabilizar uma experiência de Realidade Virtual no formato tour virtual, mas cujo prédio, materiais impressos e/ou objetos concretos viabilizarão ainda uma experiência de Realidade Aumentada. Visa implementar um percurso virtual de aprendizagem sobre conceitos freireanos, mobilizando diferentes perfis cognitivos no processo de leitura de conteúdos digitais. Os resultados parciais são a conceituação inicial sobre o simultâneo processo pedagógico e computacional para viabilização desta tecnologia educacional.

Keywords


Realidade Virtual; Tour Virtual; Imagens 360º; Memorial Paulo Freire; educação imersiva.

References


Braga, J., Pimentel, E. and Dotta, S (2015) “Processos e metodologias para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem”, In BRAGA, J. (2015) “Objetos de aprendizagem: metodologia de desenvolvimento”, V. 2, Santo André, Editora da UFABC.

Cardoso, R. G. S., Pereira, S. T., Will, J. H. C. and Almeida; W. R. M (2014) “Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação”, Anais da Computer on the Beach 2014, https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/acotb/article/view/5337, April.

Cardoz, C. (1994) “A Realidade Virtual”, Instituto Piaget, Lisboa.

Corrêa, A. G., Pacheco, B. and Concilio, I. S. (2016), “Realidade aumentada: aplicação em sala de aula”, São Paulo, Editora Mackenzie, 2016.

Gartner (2018) “Gartner Says Worldwide Sales of Smartphones Recorded First Ever Decline During the Fourth Quarter of 2017”, https://www.gartner.com/newsroom/id/3859963, March.

Kirner, C. and Siscoutto, R. A (2007) “Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada”, In KIRNER, C, and SISCOUTTO, R. A. (Org.) (2007), “Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações”, Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Computação.

Kirner, C. and Tori, R. (2004) “Introdução à Realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiper-realidade”, In KIRNER, C.; TORI, R. (Org.) (2004) “Realidade virtual: conceito e tendências”, São Paulo, Editora Mania de Livro.

Kirner, C. and Zorzal, E. R. (2005) “Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos com Realidade Aumentada”, Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) 2005, pages 114-124, http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/398/384.

Macedo, R. P. and Castelo, H. A. M (2013) “Museu da Publicidade 360º - Espaço virtual de Aprendizagem”, Anais do VII Simpósio Nacional da ABCiber: Compartilhamento e a Criptografia de Informações, Curitiba, ABCiber, 2013, ISSN 2175-2389, https://abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital/25760arq79483950910.pdf.

Ritter III, K. A., Borst, C. W. and Chambers, T. L. (2015) “Overview and Assessment of Unity Toolkits for Rapid Development of an Educational VR Application”, International Educative Research Foundation and Publisher, v. 3, n. 7, http://www.ijier.net/ijier/article/view/398/317.

Rovadosky, D. S., Pavan, W., Dalbosco, J. and Cervi, C. R (2012) “Uma aplicação de realidadeaumentada para dispositivo móvel com sistema operacional Android”, Revista Brasileira de Computação Aplicada, ISSN 2176-6649, Passo Fundo, v. 4, n. 1, p. 25-37, http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/1813/1593, March.

Sancho, J. M. (2001), “A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência” In SANCHO, J. M. (Org.) (2001) Para uma tecnologia educacional, São Paulo, Artmed.

Santaella, L. (2013), “Desafios da ubiquidade para a educação”, Revista Ensino Superior Unicamp, n. 9, https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf, April/June.

Scamati, V.; Martins, V. F.; Dias, D. C. and Guimarães, M. P. (2015) “Utilização de ambientes virtuais imersivos para o ensino”, Livro dos Anais do XII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, São Paulo, Cultura Acadêmica, pages 165-168, http://docs.fct.unesp.br/docentes/dmec/daniloeler/WRVA2015/Anais-WRVA2015-ISBN-Final.pdf

Silva, T. T. (1999) “Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo”, Belo Horizonte, Editora Autêntica.

Sinésio, I. S. F. and Sant’ana, A. S. C. (2017) “Possibilidades de utilização educativa de imagens e vídeos 360º na educação a distância”, XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFERSA - 2017, http://eventos.ufersa.edu.br/index.php/semic/semic2017/paper/view/582, December

Zabala, A. (2015) “A prática educativa: como ensinar”, Porto Alegre, Editora Artes Médicas Sul.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-083

Refbacks

  • There are currently no refbacks.