Metodologia kanban em unidades de internação de um hospital público – dos custos aos cuidados / Kanban methodology in intervention units of a public hospital - from costs to care

Jefferson Barela, Gustavo Hideki Kawanami, Gustavo Hideki Kawanami, Marta Helena Souza De Conti, Marta Helena Souza De Conti

Abstract


Introdução: Em cumprimento as normas promulgadas pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, visando atender os mais variados tratamentos de pacientes com patologias clínicas diversificadas; e com intuito de racionalizar recursos tecnológicos para diagnósticos de patologias clínicas, um hospital público do interior do Estado de São Paulo, passou a utilizar uma ferramenta de controle sobre os processos de trabalho, com mensuração em tempo real, não perdendo o foco a individualidade de cada paciente.

A implantação da metodologia Kanban busca manter a qualidade na assistência, não permitindo que todo o processo seja acometido de falhas, e que as unidades de internação de clínica  médica sejam avaliadas desde o processo de internação até a alta do paciente. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a metodologia Kanban instituída em um hospital de atendimento SUS, relacionado ao tempo de internação e utilização de recursos da instituição. Método: Estudo retrospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade do Sagrado Coração (nº 3.222.731) com comparação dos dados utilizados pelo escritório do KanBan, dos anos que sucedem sua implementação até Março de 2019. Conclusão: O estudo mostrou que a monitorização do processo de internação detecta falhas, possibilitando maior compreensão nos campo de trabalho sendo possível a correção em tempo real das necessidades na áreas em que surge durante todo o processo.  


Keywords


Internação Hospitalar. Controle de qualidade. Administração Hospitalar.

References


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