A prova Brasil: desafios para a prática pedagógica / The Brazil proof: challenges to pedagogical practice

Eliane Brito de Lima

Abstract


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb – é composto atualmente por três avaliações complementares, a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), a Aneb e a Anresc (Prova Brasil – realizada em nosso país desde 2005). O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também é calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e fornece, portanto, indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país. Questiona-se a exigência da Prova Brasil, considerando-a como um complexo e avançado instrumento de avaliação, com um elevado padrão de verificação da aprendizagem, bem distante da realidade local, no que se refere ao domínio das competências e habilidades exigidas na Língua Portuguesa e Matemática. O presente trabalho relata uma vivência pedagógica adotada pela professora do 4º ano do Ensino Fundamental, turno manhã, da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que visa contribuir de forma mais eficaz na preparação das crianças que serão encaminhadas para o 5º ano e irão se deparar com a realização da Prova Brasil. A metodologia de trabalho adotada pela professora está baseada no próprio documento de orientação da Prova Brasil elaborado pelo MEC que apresenta os pressupostos teóricos e as orientações didáticas embasadoresdessa avaliação, exigindo do/a profissional uma postura de abertura e disponibilidade para reestruturação e/ou reorganização do seu trabalho pedagógico com base nos descritores de aprendizagem atualmente exigidos em nível nacional.


Keywords


Prova Brasil – Avaliação – Língua Portuguesa – Matemática – Intervenção Pedagógica

References


ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria? Em minha sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 2.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 3.

_____. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. PROVA BRASIL: Avaliação do Rendimento Escolar. Língua Portuguesa / Matemática: Matrizes de Referência, temas, tópicos e descritores. PDE/PROVA BRASIL – Ensino Fundamental. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2011.

_____. Ministério da Educação:

QEdu. O impacto da Prova Brasil na Educação Pública. Disponível em: Acesso em: 16 de Julho de 2017.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.