A prova Brasil: desafios para a prática pedagógica / The Brazil proof: challenges to pedagogical practice
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1695Keywords:
Prova Brasil – Avaliação – Língua Portuguesa – Matemática – Intervenção PedagógicaAbstract
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb – é composto atualmente por três avaliações complementares, a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), a Aneb e a Anresc (Prova Brasil – realizada em nosso país desde 2005). O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também é calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e fornece, portanto, indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país. Questiona-se a exigência da Prova Brasil, considerando-a como um complexo e avançado instrumento de avaliação, com um elevado padrão de verificação da aprendizagem, bem distante da realidade local, no que se refere ao domínio das competências e habilidades exigidas na Língua Portuguesa e Matemática. O presente trabalho relata uma vivência pedagógica adotada pela professora do 4º ano do Ensino Fundamental, turno manhã, da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que visa contribuir de forma mais eficaz na preparação das crianças que serão encaminhadas para o 5º ano e irão se deparar com a realização da Prova Brasil. A metodologia de trabalho adotada pela professora está baseada no próprio documento de orientação da Prova Brasil elaborado pelo MEC que apresenta os pressupostos teóricos e as orientações didáticas embasadoresdessa avaliação, exigindo do/a profissional uma postura de abertura e disponibilidade para reestruturação e/ou reorganização do seu trabalho pedagógico com base nos descritores de aprendizagem atualmente exigidos em nível nacional.
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