Horta sustentável no ambiente educacional: ações para o despertar da consciência ambiental / Sustainable horta in the educational environment: actions for the awakening of environmental awareness

Celina Maria de Souza Olivindo, Alcemir Horácio Rosa, Alan Elias Silva, Lúcia Andrade Dos Santos, Rosangela Brandão Marques, Edinalva Silva Dos Anjos

Abstract


O presente trabalho é resultado de uma avaliação diagnóstica no ambiente do Instituto Federal doPiauí-Campus Parnaíba, realizada por uma equipe de alunos da turma de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, visando analisar a estrutura física do Campus, bem como espaços físicos não aproveitados a fim de sugerir que sejam utilizados de forma sustentável. Após observar necessidades específicas com relação às demandasdo refeitório, de pesquisa e da interdisciplinaridade buscou-se sugerir ações que possibilitem a implementação de uma horta.O trabalho tem como objetivo propor de medidas como parte do processo para execução de um projeto, já em andamento no Campus. Pode-se constatar nestaanálise evidênciasde grandes possibilidades para implementação de uma horta sustentável e que se faz necessária, a sensibilização de docentes e discentes para o despertar de uma consciência ambiental. Os benefícios dessas ações vão desde a produção de alguns alimentos destinados às refeições para os alunos do campus, aproveitamento de resíduos do refeitório, economia de recursos, envolvimento da comunidade acadêmica,prática da pesquisa e um trabalho permanente pela sustentabilidade que gere benefícios no âmbito social, econômico e ambiental atravésda gestão ambiental e de pessoas e dos preceitos da educação ambiental.


Keywords


Gestão de Pessoas. Gestão Ambiental. Horta.Sustentabilidade.

References


BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. Atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas 2014.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 de out. 2017

GIL, Antônio Carlos. Que é Pesquisa Bibliográfica? 4. ed, São Paulo, Atlas, 2006.

IFPI. PDI. Plano de desenvolvimento institucional (2015-2019). Disponível em: < www5.ifpi.edu.br/attachments/article/792/PDI_2015-2019.pdf >. Acesso em: 22 jan. de 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis. EXTENSIO: Revista Eletrônica de Extensão, Santa Catarina, n. 6, p. 1- 10, 2008.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.