Monitoria: relato de experiência na disciplina dança / Monitoring: report of experience in the dance discipline

Authors

  • Thaís Maria da Silva
  • Adriano Florencio da Silva
  • Flávio Campos de Morais

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1689

Keywords:

Educação, dança, monitoria.

Abstract

 A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança 1, ofertada pelo curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações.   A disciplina é ofertada no quinto período do curso e tem carga horária total de 72 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.  Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática.  Nos resultados e discussão discorremos sobre: A liberdade e autonomia; Teoria e prática; o fazer avaliativo e Criando redes de comunicação.  A experiência na monitoria proporcionou experiências e aprendizados singulares, onde pode-se refletir constantemente a teoria e prática docente, reafirmando a identidade docente. Entendemos que juntos, docente, monitor e discentes, podemos ir além do que foi aprendido em sala de aula e posteriormente realizar intervenções numa perspectiva reflexiva e dialógica com os alunos.

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Published

2019-04-08

How to Cite

Silva, T. M. da, Silva, A. F. da, & Morais, F. C. de. (2019). Monitoria: relato de experiência na disciplina dança / Monitoring: report of experience in the dance discipline. Brazilian Journal of Development, 5(6), 4968–4975. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1689

Issue

Section

Original Papers