Monitoria: relato de experiência na disciplina dança / Monitoring: report of experience in the dance discipline

Thaís Maria da Silva, Adriano Florencio da Silva, Flávio Campos de Morais

Abstract


 A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança 1, ofertada pelo curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações.   A disciplina é ofertada no quinto período do curso e tem carga horária total de 72 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.  Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática.  Nos resultados e discussão discorremos sobre: A liberdade e autonomia; Teoria e prática; o fazer avaliativo e Criando redes de comunicação.  A experiência na monitoria proporcionou experiências e aprendizados singulares, onde pode-se refletir constantemente a teoria e prática docente, reafirmando a identidade docente. Entendemos que juntos, docente, monitor e discentes, podemos ir além do que foi aprendido em sala de aula e posteriormente realizar intervenções numa perspectiva reflexiva e dialógica com os alunos.


Keywords


Educação, dança, monitoria.

References


RESENDE, Catarina et al. Que lugar para a corporeidade no cenário dos saberes e práticas psis? Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 89-95, 2017. . Acesso em 04 de junho de 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa.16. ed. Rio de Janeiro, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOS, Mirza Medeiros dos Santos. A monitoria como espaço de iniciação à docência:

possibilidades e trajetórias. Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada: Ensaio de ontologia fenomenológica. 20.ed. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2001. 782 p.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativo-reguladora. 2.ed.Recife: Mediação, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

PROACAD - Pró-reitoria para Assuntos Acadêmicos/ diretoria de gestão acadêmica coordenação de apoio acadêmico - UFPE, edital n. 06/2017, programa institucional de monitoria 2018.1.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.