Políticas públicas, inovação e desenvolvimento regional: o caso do município de São Borja, RS / Public policies, innovation and regional development: the case of the municipality of São Borja, RS

Tanize Damian Pizzuti da Silva, Carmen Regina Dorneles Nogueira

Abstract


No Brasil, o turismo é classificado como atividade econômica do setor terciário envolvendo uma complexa gama de serviços que vão desde a hospedagem, a alimentação, o deslocamento, o lazer. Dentre as atividades econômicas é uma das que mais cresce perdendo somente para a indústria armamentista. A aplicabilidade das políticas públicas voltadas ao turismo aliadas a práticas inovadoras aplicadas aos produtos, aos processos gerenciais e de gestão e às instituições poderá ser um fator da promoção do desenvolvimento local e regional. Neste contexto, o presente trabalho constitui-se no relato do projeto de pesquisa denominado “TURISMO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DESENVOLVER O TURISMO DO MUNICÍPIO HISTÓRICO DE SÃO BORJA, RS” a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa. O mesmo tem por objetivo analisar as políticas públicas do turismo implantadas em São Borja, RS, no período de 2003 até 2016, verificando se as mesmas tiveram ressonância no Plano Municipal de Turismo e se contribuíram para o desenvolvimento do turismo local. A pesquisa será realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como resultados preliminares constatou-se que São Borja é considerada uma cidade turística pela sua origem e evolução histórica, na qual destaca-se o cenário político e cultural com sua vertente histórico-cultural ligada à herança missioneira e à trajetória dos presidentes Getúlio Dornelles Vargas e João Vicente Goulart além de outros potenciais como a gastronomia local, o Festival da Barranca, o Carnaval e seus vários eventos, a Trilha da Lua Cheia, a Fenaoeste, as procissões e demais eventos religiosos e as comemorações e desfiles farroupilhas, tendo como referência emblemática e destaque nacional o status de Capital do Fandango.

 


Keywords


Inovação; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas; Turismo.

References


ARAÚJO, Cíntia Möller; CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt. Dimensão político-institucional de turismo no Brasil. In: BENI, Mario Carlos. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. Barueri: Manoele, 2012.

BRASIL. Ministério do Estado e do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2007-2010. Disponível em: . Acesso em: 17ago. 2018.

BRASIL. Ministério do Estado e do Turismo. Plano Nacional de Turismo: o turismo fazendo muito mais pelo Brasil 2013-2016. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.

FARIA, Carlos Alberto Pimenta de. Ideias, conhecimentos e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 18, nº 51, pp. 21-29 e 188, fev./2003.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil, n. 21, 2009. Disponível em http://www.pgedf.ufpr.br/downloads?Artigos%20PS%20Mest%202015/ELS/FM-KLAUS%20FREY%20%20FM%202.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.

LOHMAN, Paola. A inovação do turismo no Brasil: os desafios na construção de sua trajetória. Revista Acadêmica-FGV. São Paulo, v.VIII, nº 2, 2012. Disponível em: . Acesso em 18 ago. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENEZES, VA essa de Oliveira; CUNHA, SieglindeKindida.Inovação como instrumento de desenvolvimento de atividade turística. Revista Acadêmica-FGV. São Paulo, v.VIII, nº 1, 2014. Disponível em: . Acesso em 18 ago. 2018.

SARAVIA, E. Introdução à teoria da política pública. In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (Orgs.). Políticas públicas, Brasília: ENAP, v. 1, pp. 21-42, 2006.

SARTI, Antônio Carlos; QUEIROZ, Odaléia Telles Marcondes Machado. Espaço, paisagem, lugar tderritório e região – a organização do espaço turístico. In: BENI, Mario Carlos. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. Barueri: Manoele, 2012.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise e casos práticos. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SILVA, Pedro Luiz Barros; MELO Marcus André Barreto. Processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. UNICAMP-NEPP. São Paulo-SP, Caderno nº 48, 2000.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Em: Sociologias, Porto Alegre, ano. 8, nº.16, pp. 20-45, jul/dez, 2006.

WINTER, Soren C. Implementation Perspectives: Status and Reconsideration. In: PETERS, Guy; PIERRE, Jon. Handbook of Public Administration.Sage publications.p. 212-221, 2002.

WTD & Innovation - Tourism in the Digital Era. World Tourism Day.Disponívelem: . Acesso em 18 ago.2018

WHAYtourism? Disponível em: . Acesso em 18 ago.2018.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.