Projeto de extensão em educação matemática inclusiva: a construção do jogo tri_libras / Extension project in inclusive mathematics education: the construction of the game tri_libras

Wanessa Mayara da Silva, Marcos Vinícius Tavares Soares, Karlos Eduardo Cavalcanti Clementino, Jaqueline Lixandrão Santos

Abstract


Este trabalho é fruto do relato de uma atividade elaborada no Projeto de extensão “Matemática inclusiva e a perspectiva sócio-histórico: possibilidades para o ensino de alunos da Educação Básica com necessidades especiais” do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ministrado pela professora Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos. O projeto proporcionou reflexões importantes aos licenciandos do curso de matemática sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais, discussões sobre metodologias de ensino inclusivas e elaboração de material didático. Neste trabalho, apresentamos o jogo TRI_LIBRAS, desenvolvido a partir de uma proposta de atividade lançada pela referida professora para atender alunos da comunidade surda e ouvintes no contexto de sala de aula. O jogo possibilita trabalhar de forma lúdica a operação da “adição”e os números na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Compreendemos que o jogo na perspectiva do Desenho Pedagógico Universal, tal como defende Kranz (2015). O jogo TRI_LIBRAS foi considerado pelos participantes do projeto como um recurso relevante para o ensino das operações de alunos  surdos e também inclusivo, uma vez que possibilita que os alunos ouvintes e surdos participem do jogo. Além disso, possibilita a comunicação matemática entre surdos e ouvintes.


Keywords


Educação Inclusiva, Jogo, Libras, Surdos, Desenho Pedagógico Universal.

References


BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, MEC/SEB, 2016

BRASIL. Lei n.9.394/96, Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicado pelo

Diário Oficial da União, Brasília. 20 de dez. 1996.

FERREIRA. A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. Belo Horizonte: Autêntica 2006, p.149 -167.

KRANZ. C. R. Matemática inclusiva: o desenho universal e os jogos com regras. 24. mar. 2017 Disponível em: Acesso em: 19, abril, 2018.

. Os jogos com regras na perspectiva do Desenho Universal: contribuições à Matemática. Natal, abril 2014.Disponível em:

_TESE.pdf>

KRANZ, C. R. et al. Práticas pedagógicas Inclusivas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Jogo matemático na perspectiva do Desenho Universal. Campina grande, Nov. 2016. Disponível em:

Acesso em: 19, abril, 2018.

MORATORI. P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de Ensino Aprendizagem?. Rio de janeiro. Dez. 2003. Disponível em:

Acesso em: 23. abril. 2018.

UZAN, A. J. S., OLIVEIRA, M. T., LEON, R. O. I. A importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua materna no contexto da escola do Ensino Fundamental. XII INIC: XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 2008 Disponível em:

Acesso em: 03. Jun,2018


Refbacks

  • There are currently no refbacks.