A fotografia digital no currículo do ensino fundamental para a sensibilização e preservação do rio tietê, São Paulo / Digital photography in the curriculum of elementary education for the awareness and preservation of the river tietê, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1668Keywords:
Fotografia digital. Currículo freiriano. Metodologias ativas. Meio ambiente. Letramentos digitais.Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas dos professores de uma Escola Pública Estadual Localizado na Zona Leste de São Paulo, no Bairro, Jardim Keralux.Participamos de um círculo de conversa e sensibilização com os professores, educandos e comunidade sobre a preservação do meio ambiente, especificamente do rio Tietê em São Paulo, utilizando como instrumento didático a fotografia digital.
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras [on-line], v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf>. Acesso em: 07 set. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
______. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SZYMANSKI, Heloisa et al (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília, DF: Líber Livro, 2004.