Construção de gráficos de uma função polinomial do 1º grau com a utilização do geogebra: uma análise de registros feitos por estudantes de 1º ano do ensino médio / Graphing of a polynomial function of the first degree with the use of geogebra: an analysis of records made by students of the 1st year of high school

Authors

  • Geziel Costa Campos
  • José Roberto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1662

Keywords:

GeoGebra, Função Afim, Ensino de Matemática.

Abstract

Este estudo, pensado a partir da observação de dificuldades que estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Pernambuco apresentavam na resolução de questões com função afim, compreende a importância das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) em sala de aula. Nesse sentido, objetiva investigar se a utilização do Software de Geometria Dinâmica (GeoGebra), em aulas de matemática, favorece a compreensão sobre função afim, sua definição e suas terminologias. Para isso, a abordagem metodológica é qualitativa e voltada para a pesquisa-ação. Na mesma, utilizar-se-ão questionários, entrevistas, observação de aula como técnicas de coleta de dados e análise documental, sendo esta última construída pelos materiais escritos produzidos pelos estudantes na construção de gráficos por eles produzidos. Os sujeitos da pesquisa são professores de uma escola da rede pública de Pernambuco, em Camaragibe (PE), e estudantes do 1º Ano do Ensino Médio desta mesma unidade de ensino. Na fase inicial, buscou-se observar se os professores de matemática envolvidos no estudo faziam uso de recursos tecnológicos e quais os conhecimentos que tinham acerca do GeoGebra.

References

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F.Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.

COSTA, M. A. F. da,; COSTA, M. de F. BARROZO da,. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 6. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5ª ed. Editora Ática. 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 10ª. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 1999.

LAMAS, R. de C. P.; MEDNES, I. Geogebra: Animações geométricas. 1ª. Ed. Curitiba: Appris, 2017. 111 p.

LIMA, E. L. et al. A matemática do ensino médio – volume 1. 10.ed. – Rio de Janeiro: SBM, 2012. 180 p. (Coleção do Professor de Matemática; 13).

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens quantitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Matriz de Referência de Matemática do SAEPE: Disponível em: http://www.saepe.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/06/SAEPE-2016-MATRIZ-MT-3EM-C01.pdf. Acesso em 15 abr. de 2018.

PERNAMBUCO. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática. Secretária de Educação. Recife: SE. 2009. 110p.

PERNAMBUCO.Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Edcuação. Recife: SE. 2012. 145 p.

PERNAMBUCO.Parâmetros na Sala de Aula de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2013. 209 p.

Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): Disponível em: http://www.saepe.caedufjf.net/.Acesso em 15 abr. de 2018.

Published

2019-04-03

How to Cite

Campos, G. C., & Silva, J. R. da. (2019). Construção de gráficos de uma função polinomial do 1º grau com a utilização do geogebra: uma análise de registros feitos por estudantes de 1º ano do ensino médio / Graphing of a polynomial function of the first degree with the use of geogebra: an analysis of records made by students of the 1st year of high school. Brazilian Journal of Development, 5(6), 4651–4659. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1662

Issue

Section

Original Papers