O ensino dos sistemas fisiológicos por meio de uma abordagem integradora: um enfoque na interdisciplinaridade / The teaching of physiological systems through an integrative approach: a focus on interdisciplinarity

Narita Renata de Melo Seixas, Caio Italon de Oliveira Torres, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza, Lúcia Maria de Almeida

Abstract


O assunto de fisiologia humana é um dos mais acometidos com a falta de metodologias integradoras, uma vez que seus conteúdos são tradicionalmente divididos em sistemas. No entanto, esse tipo de abordagem pode favorecer acompreensão contrária ao que se sabe atualmente no meio científico, ou seja, os discentes subentendem que o organismo funciona de forma segmentada, sem as devidas interações que garantem o bom funcionamento do mesmo. Soma-se a isso, o fato que muitos dos educandos apresentarem relativa dificuldade em associar os termos científicos presentes no assunto às suas funções. Tais dificuldades podem estar atreladas a falta de competências básicas de leitura e interpretação, comum a realidade de muitos educandos e que compromete o processo de ensino- aprendizagem dos mesmos. A fim de reverter este cenário, o presente trabalho buscou, através de metodologias lúdicas e de fácil associação, propiciar o ensino dos sistemas morfofisiológicos do corpo humano de forma integradora e estimular a leitura e interpretação dos alunos. Para tanto, foi aplicada uma sequência didática utilizando modelização e jogos, a fim de facilitar o entendimento, trazendo o conteúdo para perto da realidade do educando. Verificamos que a utilização de estratégias metodológicas diversificadas possibilitou trabalhar melhor os conteúdos de fisiologia humana, integrando os sistemas de forma a permitir que os discentes compreendam funcionamento dos sistemas do corpo humano de forma integrada.


Keywords


Sistemas Fisiológicos, Ensino de Ciência, Alfabetização Científica.

References


BITTENCOURT, Alana Rocha et al. O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO, 2013.

Disponívelem:. Acesso em: 30 mar. 2018.

BRASÍLIA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. (Org.). PARÂMETROSCURRICULARES NACIONAIS: Ciências Naturais.

Disponível em:. Acesso em: 16 jun. 2018.

CONDE, T. T; LIMA, M.M; BAY, L. M. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRO.

Revista Labirinto, Rondônia, n. 18, 2013.

GARCIA, Lilian; NASCIMENTO, Patrícia. O JOGO DIDÁTICO NO ENSINODECIÊNCIAS: Uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano”. In: XI ENCONTRO NACIONALDEPESQUISAEMEDUCAÇÃOEMCIÊNCIAS–XIENPEC,11,2017Universidade Federal do Rio de Janeiro.Disponível em:. Acesso em: 5 abr. 2018.

LIRA, Magadã. APLICAÇÃO E IMPLICAÇÕES DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: XVI ENDIPE, 16.,2012,

Campinas. Anais. Araraquara: Junqueira&marin, 2012. v. 16, p. 005 - 036. Disponível em:. Acesso em: 29 mar. 2018.

MAYER, Kellen Cristina Martins et al. DIFICULDADES ENCONTRADASNA DISCIPLINADECIÊNCIASNATURAISPORALUNOSDOENSINOFUNDAMENTAL

DEESCOLAPÚBLICADACIDADEDEREDENÇÃO-PA.RevistaLugaresdeEducação: [RLE], Bananeiras, Pb, v. 3, n. 6, p.230-241, jun. 2013. Disponívelem:

. Acesso em: 29 mar. 2018.

MENINO, Hugo Lopes; CORREIA, Sílvia Oliveira. Concepções alternativas: ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução. Educação & Comunicação, p. 97-117, 2001.

MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, Brasília, v.8, n. 14, p.21-34, 2002. Disponível em: .Acessoem:16jun. 2018.

NASCIMENTO,Moniseetal.ALFABETIZAÇÃOCIENTÍFICAESEUSDESAFIOSNO

ENSINOFUNDAMENTAL,2015.Disponívelem:. Acesso em: 30 mar. 2018.

NICÁCIO, Saulo Verçosa; ALMEIDA, Adriana Gomes de; CORREIA, Monica Dorigo. Uso de jogo educacional no ensino de Ciências:: uma proposta para estimular a visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, p.1-10, 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2018.

SILVA, Fellipe Albano de Lima et al. DIFICULDADES FREQUENTES NA APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE NORTE, jun. 2013. Disponível em:. Acesso em: 29 mar. 2018.

THIESEN, Juares da Silva, A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM. Revista Brasileira deEducação [en linea] 2008, 13 set. Disponível em:

. Acesso em: 10 abr. 2018.

ª SEMANA DO SERVIDOR E 5ª SEMANA ACADÊMICA, 2008, Universidade Federal de Uberlândia.AIMPORTÂNCIADOENSINODOCORPOHUMANONAEDUCAÇÃO

INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. Uberlândia: Ufu, 2008. 8 p. Disponível em:

. Acesso em: 16 jun. 2018.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.