A importância da educação a distância na formação do conhecimento para os concursos públicos / The importance of distance education in the formation of knowledge for public tenders

Hilário Gurgel da Cunha Netto, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza

Abstract


A educação contemporânea de uma sociedade ultrapassa o panorama de ouvir e repetir. A tecnologia veio para inovar os meios e metodologia de aplicação do ensino-aprendizagem e consequentemente a Educação a Distância - EAD é o futuro da educação. Em um mundo globalizado em que não se encontram mais entraves e tampouco distância a EAD é o mecanismo primordial e concretizador que une o aluno ao conhecimento excluindo as limitações físicas e temporais. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 que o único meio para ingresso do serviço público é por meio de Concurso Público. Em um país que possui extensão e relevo continental, com povos e linguajar dos mais diversos possíveis a EAD com suas ferramentas e métodos são a pedra angular do ensino-aprendizagem contemporâneo.


Keywords


EAD,Concurso Público, Ensino-Aprendizagem, Educação.

References


CAMPOS, G. Modelos para Design de Projetos de EAD. 2002.

CASSETTARI, I.S. Modelo de Análise Qualitativa Aplicado à Avaliação de Programas de Ensino Via Internet. 2001. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

DALMAU, M. B. L; LOBO, E; VALENTE, A. M. Planejamento na Educação à Distância: Análise de informações objetivando definir o meio mais indicado para ser utilizado em Cursos de Capacitação Profissional. 2002.

DAUMAL, M. B.; LOBO, E.; VALENTE, A. M. Planejamento Na Educação A Distância: Análise De Informações Objetivando Definir O Meio Mais Indicado Para Ser Utilizado Em Cursos De Capacitação Profissional, 2002.

FIUZA, P. J.; MARTINS, A. Conceitos, características e importância da motivação no acompanhamento ao aluno distante. In: Anais do Congreso de Educación a Distancia MERCOSUR/SUL realizado em Antofagasta, Chile nos dias 06 a 09 de agosto de 2002.

FOWLER, M., Kendal Scoot: UML Essencial. Porto Alegre, Bookman, 2000.

IHAN, L. F.; MAGALHÃES, L. E. R.; BENTES, R. F. Educação a distância x Educação presencial: estudo comparativo entre dois cursos preparatórios para concurso. ABED, ago., 2008.

JACOBSON, I.; BOOCH, G.; RUMBAUGH, J. The Unified Software Developement Process, Boston, Addison Wesley, 1998.

KULAK, D.; GUINEY, E. Use Cases: Requirements in Context. 2. ed. Boston, Addison Wesley, 2003.

LARMAN 00 Graig Larman: Utilizando UML e padrões. Porto Alegre, Bokkman, 2000.

LISBOA. P. Educação à Distância: Abordagens teórico-metodológicas para um modelo sistêmico. 2002.

MATOS. A. V. UML Prático e Descomplicado. São Paulo, Érica, 2002.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias. 2002.

MORAN, J. M. Integrar as tecnologias de forma inovadora. In: MORAN, J. M; BEHRENS, M. A.; MASETTO, M. T. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus. p. 36-46, 2013.

NETTO, C.; GIRAFFA, L.M. M. Avaliando a qualidade de cursos de licenciaturas virtuais. Revista Ciências e Ideias, v. 1, n. 2, abri./set., 2010.

PAULA, K. C. de; FERNEDA, E.; CAMPOS FILHO, M. P. Elementos para implantação de cursos à distância.

SETZER, Valdemar W. O Computador como Instrumento de Anti-Arte. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Soc. Brasil. de Computação, S. J. dos Campos, 1997.

COSTA, V. M. F.; SCHAURICH, A. STEFANAM, A; SALES, E.; RITCHER, A. Educação a distancia x educação presencial: como os alunos percebem as diferentes características. XI Congresso Brasilerio de Ensino Superior a Distancia, Florianópolis, Ago., 2014.

FERNANDEZ, A.; FERNANDEZ, M. Concurso publico: aulas magistrais, zebras e esforço pessoal. 2012


Refbacks

  • There are currently no refbacks.