A matemática e a nova perspectiva da previdência social no Brasil / Mathematics and the new perspective of social security in Brazil

Roberto dos Santos Medeiros, Amandda Mayara Araújo Farias, Maria da Conceição Vieira Fernandes, Onélia Araújo Franco Fragoso, Pedro Henrique Amorim de Oliveira, Roseane Matias Lourenço, Rozilane da Silva

Abstract


A Previdência Social compõe o tripé da Seguridade Social, conjuntamente com a Saúde e Assistência Social. Sempre ouvimos falar que a previdência pública é “altamente deficitária”, sendo responsável por um “rombo” no orçamento público brasileiro. É por meio da educação e da conscientização das pessoas sobre a importância da Previdência Social, que podemos mudar esta realidade. Para isso, é necessário que, além de informações e conceitos sobre este tema, mais atitudes e formação de valores sejam inseridas na prática do cotidiano e no meio social. O presente trabalho tem como tema “A matemática e a nova perspectiva da Previdência Social no Brasil.” O objetivo é ensinar Matemática de uma forma contextualizada, integrada e relacionada a outros conhecimentos através da leitura de textos, contribuindo para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar a forma de participação nas atividades que são promovidas na sala de aula. Foram utilizados textos, cartilhas, reportagens e documentos no auxilio dos conteúdos matemáticos para facilitar o entendimento do alunado nos conceitos de porcentagem, regra de três, média aritmética, operações com números decimais, conjuntos, leitura de tabelas e gráficos. Trabalhamos com alunos da 1ª série do Ensino Médio da EEEFM Monte Carmelo. Essa abordagem levou em consideração a relação conteúdo e cotidiano, buscando possibilidades de estudo proposto através da Matemática. A partir da realização desse trabalho foi possível realizar: a reflexão sobre a questão da aposentadoria dos trabalhadores utilizando a Matemática, a conscientização, não apenas da escola, mas também da família e comunidade dos estudantes, sobre a importância e consequências da Reforma da Previdência e a ampliação do conhecimento dos alunos, para que os mesmos sejam capazes de avaliar os dados apresentados com a Matemática e relacioná-los com a retirada de direitos dos trabalhadores, através da reforma proposta pelo Governo Federal.  Este projeto resulta da preocupação com o ensino de Matemática que é em grande parte apenas teórico e sem relações com o cotidiano dos alunos.

 


Keywords


Educação Matemática Crítica, Conscientização social, Cálculo da Previdência.

References


ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1999.

BACHUR, Tiago Faggioni; AIELLO, Maria Lucia. Teoria e prática do direito previdenciário: incluindo modelos de cálculo previdenciário. 2. Ed. São Paulo:

Lemos e Cruz, 2009.

CAMPOS, A. B. Educação Financeira Crítica e a Tomada de Decisões de Consumo deJovens-Indivíduos-Consumidores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17, 2013, Vitória – ES, Anais... Vitória, ES: IFES/UFES, 2013.

Cartilha Reforma da Previdência não vamos aceitar. Central Sindical e Popular (CSP – Conlutas), 2017.

Cartilha Setorial Saúde do Trabalhador. Central Sindical e Popular (CSP – Conlutas), 2017.

CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 12. Ed. rev. e atual. Conforme a legislação em vigor até

Janeiro/2010. Florianópolis: Conceito Editoral, 2010.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações, 1: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de direito previdenciário. 14. Ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito da seguridade social. São Paulo: Atlas, 19. Ed., 2003.

SILVA, Luís Fernando. Cartilha A Reforma da Previdência e os Ataques aos Direitos Sociais no Brasil. Sindicato Dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e assistência social em Minas Gerais, 2017.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.