Valor financeiro como indicador da acuracidade da base de dados - SIA/SUS / Financial value as an indicator of the accuracy of the database-SIA/SUS

Denise Mathias, Chennyfer Dobbins Abi Rached

Abstract


O presente artigo é uma reflexão sobre a acuracidade, um quesito da qualidade, do dado registrado no Sistema de Informação Ambulatorial –SIA/SUS, utilizado no monitoramento das metas pactuadas e na elaboração de políticas públicas. A tabela –SIGTAP, apresenta inúmeros atributos relacionados a cada um dos procedimentos, o valor financeiro, constante na tabela, foi utilizado como indicador da veracidade do dado registrado, nos estabelecimentos de características semelhantes no CNES, realizam pronto atendimento nas 24 hs dos 365 dias do ano, ocupam área física de um hospital, são geridos por Organização Social e caracterizados como unidades da Atenção Especializada. Comparando os valores realizados com os esperados constatou-se falhas de processo que comprometem a confiabilidade dos dados. A informatização de uma unidade ultrapassa a existência do Software. 

 


Keywords


Indicador de Qualidade, Gestão em Saúde, Sistema Informação em Saúde.

References


Araújo, E.M.T.; Batista, M.L.S.; Uma visão sobre a Qualidade dos Dados http://www.devmedia.com.br/uma-visao-sobre-a-qualidade-dos-dados/6973#ixzz3mDOyNX7Z Acesso 19/09/2015

Cintra, R.F.; Vieira, S.F.A.; Hall, R.J.; Fernandes, C.R.; 2012, A Informação do setor faturamento como suporte à tomada de decisão: um estudo de caso no Hospital Universitário da UFGD.

Organização Mundial da Saúde (2011). Relatório informações sobre estatísticas de saúde em todo o mundo. Recuperado em 24 de outubro 2015, de http://nacoesunidas.org/novo-relatorio-da-oms-traz-informacoes-sobre-estatisticas-de-saude-em-todo-o-mundo/

Manual Técnico operacional SIA/SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais, mar/2010; MS/SAS/DRAC/CGSI

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria GM/MS n º 511. Aprovar a Ficha Cadastral dos Estabelecimentos de Saúde - FCES, o Manual de Preenchimento e a planilha de dados profissionais constantes dos anexos I, II, III, desta Portaria, bem como a criação do Banco de Dados Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jun. 2002c. Seção 1, p. 7.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n º 321 de 08 de fevereiro de 2007. Institui a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais do SUS. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília DF, 09 de fevereiro de 2007, seção 1.

Moya, V.S.; Auditoria no SUS; 13º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão da Assistência Hospitalar, AUDHOSP, FEHOSP, 2014.

Preto, L.A.; Financiamento da Assistência para além do pagamento; 13º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão da Assistência Hospitalar, AUDHOSP, 2014.

Mallet, A.L.R.; Qualidade em Saúde: tópicos para discussão. Revista SOCERJ, nº5, v. 18, p. 449 – 456, 2005

Gonçalves, L.A.; Costa, L.C.; Ferreira, V.L.; Abreu, M.S.; 2014, Avaliação dos registros do número de consultas de pré-natal no Cartão da Gestante, Sanitas e SISPrenatal; RAHIS – Revista Administração Hospitalar e Inovação em Saúde.

www:faturamedica@faturamedica.com.br

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.462, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 -Estabelece critérios para alimentação dos Bancos de Dados Nacionais dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde.

Pereira, R.P.; Sá, P.M.; Jorge, S.M.; 2009 A informação produzida pelos sistemas de contabilidade de custos nos hospitais públicos Portugueses: características e lacuna.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006 - Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto.

MOREIRA, C.E.C.; Alvares, L.M.; Araújo R.; Identificação das necessidades de informação no Tribunal Superior do Trabalho sob a ótica da gestão da informação. 2014. 208 f., Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17326

Donabedian http://www.pgsc.ufma.br/


Refbacks

  • There are currently no refbacks.