Aplicação de fluxo contínuo no processo de produção: um estudo de campo na fábrica de massas Scayners Ltda / Continuous flow application in the production process: a field study in the pasta factory Scayners Ltda

Ivan Junio Silva Costa, Elias Rocha Gonçalves Júnior, Virgínia Siqueira Gonçalves, Alan Teixeira Pacheco, Maurício Cordeiro Costa

Abstract


Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do fluxo contínuo no processo de produção da empresa Scayners Ltda., do ramo alimentício de fabricação de massas. Princípios que regem a produção enxuta, eliminação de desperdícios e o mapeamento do fluxo de valor, em uma situação real, foram utilizados para a obtenção de resultados dessa aplicação, evidenciando uma transformação enxuta, com expressivas reduções dos desperdícios gerados no processo puxador de produção das estacas. Os resultados da implementação do fluxo contínuo foram a redução do lead time de fabricação, dos recursos requeridos, das movimentações desnecessárias, da área utilizada e dos custos alocados para o processo. Esse conjunto de parâmetros levou ao aumento da produtividade, melhoria de qualidade dos produtos e de vida dos funcionários.


Keywords


gestão de processos; produção enxuta; mapeamento do fluxo de valor

References


REFERÊNCIAS

ANTUNES, J. et al. Sistemas de Produção: Conceitos e Práticas para Projeto e Gestão da Produção Enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempo: projeto e medida do trabalho. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.

BRAGA, R. Luta de classes, reestruturação produtiva e hegemonia. In: Novas Tecnologias. Crítica da atual reestruturação produtiva. São Paulo: Xamã, 1995.

FERNANDES, L. A., GOMES, J. M. M. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2003.

FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FRANCIS, R.L.; WHITE, J.A. Facility Layout and Location: an analytical approach. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1974.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A., 1999.

LUZ, A.A.C., BUIAR, D.R. Mapeamento do Fluxo de Valor – Uma ferramenta do Sistema de Produção Enxuta. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianópolis, p.381-387, 2004.

MELO, M.B.; RODRIGUES, J.S. Modelo estruturado para a implementação do leanproduction. Rio de Janeiro, 2003.

QUEIROZ, J. A. Transformação Enxuta: Aplicação do mapeamento do fluxo de valor em uma situação real. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianópolis, 2004.

ROTHER, M.;HARRIS R. Criando Fluxo Contínuo. LeanInstitute Brasil. São Paulo. p 105, 2002.

ROTHER, M. Transformação enxuta aplicação do mapeamento do fluxo de valor aplicado em situação real – Artigo, 1998.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar. LeanInstitute Brasil. São Paulo. p 118, 1999.

WOMACK, J. The product family matrix: homework before value stream mapping. In: LeanThinkers’ Corner, 2001.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.