A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks

Jaciane Gomes Sousa de Lima Silva, Severina Ferreira de Lima

Abstract


Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008),buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento.O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textosdo capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autoresClaudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina SandronLupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento.


Keywords


Expansão dialógica; Livro didático; Língua Portuguesa.

References


ALMEIDA LOPES, J. P. Construção do conhecimento nas aulas de leitura em língua materna: estratégias interacionais indicadoras de resposta certa. Disponível em: Acesso em 10 de jul. de 2018.

BAKHTIN, M. (V.N. Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11ª. Ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2004.

BRASIL. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. – Natal: EDUFRN, 2014.

________. LEI Nº 13.632, DE 6 DE MARÇO DE 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília, 2018.

BUNZEN, C.& ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: Maria da Graça Costa Val e Beth Marcuschi (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2005.

BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: Um gênero do discurso. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade estadual de campinas, 2005.

GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

JESUS, D. M. As configurações interacionais e o modo de perguntar de professor de inglês. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2000.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; TORRES, M. R. P.. Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 86-98, jan./abr. 2011.

LUCIOLI, R. M. As perguntas como mediadoras na construção de conhecimentos. 2003. 184f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENEGASSI, Renilson José. Leitura: a elaboração de perguntas pelo professor e os reflexos na interpretação textual. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 2, 83-101, 1999.

MOLINA, O. Quem engana quem: professor x livro didático. São Paulo: Papirus, 1987.

NININ, M. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica: uma investigação à luz da Linguística Aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro e João, 2013.

SILVA, Jaciane G.S.L. O Ensino de Língua Inglesa na EJA: uma experiência a partir do People’s Museum. Dissertação de Mestrado. UFPE- Recife, 24 de março de 2015.

UCHÔA, S. M. O papel das perguntas e respostas em aulas de leitura: análise do contexto de 5ª série. 1996. 326f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 1996.

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/2001..


Refbacks

  • There are currently no refbacks.