Proposta de implantação da manufatura enxuta em uma empresa do ramo moveleiro / Proposal for deployment of lean manufacturing in a company of furniture industry

Evandro João Schürhaus, Valnei Carlos Denardin, Ivete de Fátima Rossato, José Roberto de Barros Filho

Resumo


O presente trabalho objetivou mostrar o estado atual dos processos produtivos de um determinado produto visando desenvolver uma proposta de implantação da manufatura enxuta nesses processos produtivos em uma empresa do ramo moveleiro. Para isto buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica abordando conceitos sobre as ferramentas do Sistema Toyota de Produção (STP), como o Kanban, entre outras. Outros assuntos como o mapeamento do fluxo de Valor (MFV), a gestão de estoques, o cálculo das necessidades de materiais (MRP) e Planejamento e controle da produção (PCP) foram conceituados, pois se tratam de assuntos essenciais para o entendimento dos fluxos de informações e análise dos processos utilizados. Para mapear os processos envolvidos na fabricação deste produto foi utilizada a ferramenta MFV, onde foram coletados dados desses processos envolvidos e identificados excessos de estoques, que para o cenário futuro propôs-se a utilização da ferramenta Kanban. Por meio dessa proposta obtiveram-se resultados importantes para a empresa, pois nos processos estudados mudam-se as programações da produção tornando a manufatura empurrada em uma manufatura enxuta. Pode-se concluir que essa proposta de aplicação proporcionou benefícios atrativos que mudam a gestão dos estoques e possibilita-se a redução dos estoques e o aproveitamento da área e do tempo produtivo.


Palavras-chave


Mapeamento do fluxo de Valor; Kanban; Gestão de Estoques

Texto completo:

PDF

Referências


CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu G. N. Just in Time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

DENNIS, Pascal. Produção lean simplificada: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

DIAS, Marco Aurélio P.. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LIKER, Jeffrey K.; MEIER, David. O modelo toyota: manual de aplicação - guia prático para a implementação dos 4 ps da toyota. Porto Alegre: Bookman, 2007. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2016.

LUSTOSA, Leonardo et al. Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MONDEN, Yasuhiro. Sistema Toyota de Produção: Uma Abordagem Integrada ao Just-in-time. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Disponível em:

com.br/#/books/9788582602164/cfi/1>. Acesso em: 25 abr. 2016.

MOURA, Reinaldo A. Kanban: a Simplicidade do Controle de Produção. 7. ed. São Paulo (SP): IMAM, 2007.

OHNO, Taiichi (1988). O Sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Entendendo, aprendendo e desenvolvendo sistemas de produção Lean Manufacturing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

ROTHER, Mike; SHOOK, John; Aprendendo a Enxergar: Mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar desperdício. São Paulo: Copyright, 1999.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em:

com.br/#/books/9788597003352/cfi/6/2[;vnd.vst.idref=cover]>. Acesso em: 23 abr. 2016.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Disponível em:

/cfi/4!/4/4@0:8.97>. Acesso em: 25 abr. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.