A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review

Fabricio Carneiro Costa, Isaac Teixeira de Souza, José de Caldas Simões Neto

Abstract


Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem.

 


Keywords


TIC’s. Ensino. Aprendizagem.

References


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