O nível e a qualidade do acesso à educação na comunidade remanescente de quilombo de barra localizada em Rio de Contas – BA / The level and quality of access to education in the remaining community of quilombo de barra located in Rio de Contas - BA

Paulo Sérgio Monteiro Mascarenhas, Alisson Pereira da Silva

Abstract


Diante da importância da educação para a vida do cidadão, e a realidade da educação básica brasileira, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios e as oportunidades enfrentadas pela população da comunidade remanescente de quilombo de Barra, localizada em Rio de Contas – BA, de modo a entender os caminhos percorridos para o acesso à educação formal. Para a realização desta pesquisa foi utilizada como instrumento pesquisa, uma entrevista, onde foram reveladas as dificuldades enfrentadas pelos moradores da comunidade no acesso à educação após concluírem o 5º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, há a necessidade de políticas públicas voltadas para a inserção e permanência das populações quilombolas nas escolas.

Keywords


Acesso; Comunidade Quilombola; Educação; Escolas.

References


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010. Seção 1, p. 34.

BRASIL. Decreto nº 4887, de 20 de novembro de 2013. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de novembro de 2003.

CRUZ, Salete Aparecida da.Identidades cambiantes nas comunidades quilombolas de Rio de Contas, no alto do Sertão Baiano. 2011, 325f. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, 2011.

Fundação Cultural Palmares. Comunidades certificadas, 2018. Disponível em: . Acesso em 14 de abril de 2018.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5a edição. Petrópolis: Vozes, 1997.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.