Aprimoramento do processo de aquisição e absorção de conhecimentos sobre biotermologia, utilizando metodologia interdisciplinar / Improvement of the process of acquisition and absorption of knowledge on biotermology, using interdisciplinary methodology

Fabiana América Silva Dantas de Souza, Luiz Fernando de Moura Santos, Maria Andriele de Souza

Abstract


A busca por novas metodologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar, uma vez que a prática isolada de aulas tradicionais costuma deixar lacunas na aprendizagem. As práticas lúdicas cada vez mais vêm se tornando uma ferramenta essencial para auxiliar o professor durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar uma didática complementar interdisciplinar para otimizar a compreensão sobre a biotermologia, buscando desta forma uma relação entre as diversas áreas do conhecimento (química, física e biologia) e suas aplicações, visando assim um aumento na absorção do conhecimento. A referida pesquisa foi realizada na Escola Aluísio Germano, um colégio regular da rede pública estadual localizado no município de Carpina-PE, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio contendo 29 alunos. Após a aula tradicional foi aplicado um questionário, e logo em seguida foi ministrada a aula prática e posteriormente foi aplicado o jogo didático, dominó biotermológico, e por fim, aplicamos o segundo questionário para que pudéssemos avaliar e comprovar a eficácia da metodologia proposta. Os resultados mostraram um aumento significativo nos acertos das questões do segundo questionário. Os resultados de absorção dos conteúdos para os pré-teste e pós teste mostraram 71,72% e 91,38% respectivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam as evidencias as aulas tradicionais associadas a recursos lúdicos promovem no indivíduo uma melhor compreensão acerca do conteúdo, melhora a fixação, interação, promove participação ativa, por isso podemos considerar as práticas lúdicas grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

 


Keywords


Biotermologia, Interdisciplinaridade, Didática Complementar, Otimização de Conhecimentos.

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