Análise da produção de compensados do estado do Paraná / Analysis of production of plywood in Paraná state

Nayara Guetten Ribaski, Éverton Hillig, Gabriel de Magalhães Miranda, Dariane Cristina Catapan

Resumo


O estudo analisa os aspectos mercadológicos da produção de painéis de compensados do Paraná, que é o maior produtor de painéis desse segmento no país. Para isso foi analisado a percepção dos gestores das empresas de compensados sobre a situação atual do mercado e avaliado os fatores que afetam a produção, como os produtos substitutos e a competitividade. Trabalhou-se com dados primários e secundários. A coleta de dados primários ocorreu em dois momentos, em 2010 e 2012, através da aplicação de questionário misto. Os resultados apontam que grande parte da produção está sendo destinadas para o mercado interno, com o intuito de se aproveitar o aquecimento da construção civil, jogos da copa e olimpíadas. Os produtos direcionados para o mercado externo têm os mercados emergentes como foco, pois eles ainda não apresentam barreiras técnicas ou comerciais específicas para o compensado, como as verificadas nos mercados dos Estados Unidos e Europa. Em relação aos fatores que afetam a produção, 93% afirmaram que o preço da venda é o maior problema e que o custo de produção está elevado. Em relação à exportação, o valor comercializado é fator desestimulante para os produtores. De acordo com os participantes, 52% citaram que existe um produto substituto, dentre os quais, 57% acreditam ser o MDF. No entanto, mesmo com o setor mostrando fragilidade, os participantes da pesquisa não demonstraram ter conhecimento desses acontecimentos. Conclui-se que os produtores não possuem domínio sobre o mercado em que atuam, o que dificulta a tomada de melhores decisões.

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