Análise econômica em uma pequena propriedade rural para tomada de decisão / Economic analysis for a rural property for decision making

Cléber Alessandro Corso, Ivete Linn Ruppenthal, Márcio Leandro Kalkmann

Resumo


As propriedades rurais independentemente de porte, necessitam de estratégias para tomada de decisões. Diante deste contexto, este estudo mapeia e avalia três fontes de recursos em uma determinada propriedade rural, com o objetivo de descrever a gestão de negócios em pequenas propriedades rurais, enfatizando a necessidade de uma avaliação ideal sobre a viabilidade das atividades econômicas, como ferramenta de gestão estratégica trazendo dados, demonstrativos e resultados alcançados, de forma trazer uma melhor percepção do segmento agrícola para propriedades rurais e trazendo dados analisados através de modelos matemáticos que possam maximizar os lucros da propriedade em estudo. Para delinear a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, sendo classificada em dois aspectos, quanto aos fins, foi de natureza aplicada. Quanto aos meios, a pesquisa foi bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, para posterior análise e discussão dos resultados. Foi necessário obter custos das atividades, assim como produção total, faturamento e preços praticados no mercado, para assim ter bases de cálculos afim de analisar e descrever os custos de oportunidades presentes nas três atividades da propriedade (produção leiteira, cultivo de milho e soja), para decidir onde ser direcionados os investimentos. Sendo assim, através deste estudo pode-se identificar que nas atuais condições, a produção leiteira é inviável, perante as outras duas atividades da propriedade, trazendo um modelo ótimo de maximização de lucro que seria a produção conjunta de milho e soja, maximizando assim o lucro.

 


Palavras-chave


Propriedade Rural; Análise; Viabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


BACHA, C.J.C. Entendendo a Economia Brasileira. Campinas: Átomo, 2007.

DANTAS, A. et. al. Empresa, indústria e mercados. In: KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (Org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus. p. 23-41, 2002.

MENDES, J. T. G.; JUNIOR, J. B. P; Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas Táticas Operacionais. 12 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

PADOVANE, Luiz Clóvis. Introdução à Contabilidade, com abordagem para não contadores. São Paulo: Ed. Thomson, 2006.

PINAZZA, Luiz Antonio, ARAÙJO, Ney Bittencourt de. Agricultura na virada do século XX: visão de Agrobusiness-

ROSA, José Antônio; MÁRÓSTICA, Eduardo. Modelos de negócios organização e gestão. 1. ed. São Paulo, 2013.

SANTOS, Gilberto José; MARION, Jose Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de custos na Agropecuária. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SETTE, R. de S. Administração estratégica na empresa rural. In: 3 Congresso Brasileiro de Administração Rural: Administração rural & agronegócio no 3 milênio, 1999, Anais, p. 51 – 63.

VELOSO, Rui Fonsêca; FERNANDES, Fernando Borges; BARIONI, Luis Gustavo. A importância do controle financeiro em um sistema de informações gerenciais numa fazenda familiar. In: IV Congresso brasileiro da sociedade brasileira de informática aplicada à agropecuária e à agroindústria. Anais, 2003. Acesso em: 28 set. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.