Residencial pontal das brisas: estudo dos benefícios gerado pelo aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis / Pontal das brisas residential: study of the benefits generated by the use of rainwater for non-potable purposes

Authors

  • Lorrane Viana Assunção
  • Raiane Viana Assunção
  • Cecília de Castro Bolina
  • Marcelus Isaac Lemos Gomes
  • Samantha Junqueira Moreira
  • Arnaldo Baena Moreira Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1512

Keywords:

Escassez de água potável, Qualidade, Recursos hídricos.

Abstract

O aproveitamento de águas pluviais em edificações é uma opção que demonstra vários benefícios e tem como intuito a inserção de padrões de consumo sustentáveis, com a substituição de fontes obtidas por meio das concessionárias por fontes secundárias. As águas de chuva podem ser utilizadas em descargas de bacias sanitárias, irrigação de gramados e plantas ornamentais, lavagem de veículos, limpeza de calçadas, ruas e pátios, espelhos d'água e usos industriais. O presente estudo foi realizado no Residencial Pontal das Brisas, localizado no Setor Universitário, na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Com os dados obtidos mensalmente via hidrômetros, averiguou-se a situação de consumo estabelecido com o sistema de aproveitamento de água pluvial.  O sistema de aproveitamento nas bacias sanitárias demonstrou uma economia significativa de R$ 7.297,50 entre os meses de julho 2014 e 2015, acarretando em uma economia de 46,6% dos recursos hídricos destinados as bacias sanitárias, comprovando a eficácia do sistema implantado, tanto na ordem economia na verificação do custo-benefício, quanto ambiental, pois estabelece parâmetros de consumo que facilita a racionalização e o gerenciamento dos recursos hídricos.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.527: Água de Chuva – Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para Fins Não Potáveis - Requisitos. Rio De Janeiro, 2007.

BASSANESI, K.; BARRETO, D. Parâmetros de controle de qualidade de água de chuva – Revisão de Controle de Qualidade de Água de chuva – Revisão para Uso em Edificações. IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. Porto Alegre, 2014.

BOLINA, C.C.B.;GOMES, M.I.L; SIMÕES, F. Aproveitamento da água pluvial. Workshop - Jornada da Cidadania (PUC Goiás). Goiânia, 2015.

GOMES, M. I. L. Implantação de um programa de uso racional de água na Universidade Federal de Goiás – Estudo de caso edifício da reitoria. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia-Goiás, 2011.

GONÇALVES, R.F (Coordenador). Uso racional de água e energia: Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. Rio de Janeiro: ABES, 2009. 352p.

RONDON, G. G.; MARCONDES, M. A.; SOUZA, V.A. F.; ITAYA, N. M.; GONÇALVES, A. M. M. Implantação de sistema de aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em residência na cidade de São Paulo. Atas de Saúde Ambiental - ASA (São Paulo, Online), Vol.3 n.2, p. 60-65, Ago. 2015. ISSN: 2357-7614.

RUMOS GEOGRÁFICOS. Água: Uma questão para o mundo todo. Disponível em: http://www.rumosgeograficos.com/2014/03/agua-uma-questaopara-o-mundo-todo.html. 2015.

SIMEHGO. Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás. Disponível em: http://www.simehgo.sectec.go.gov.br/simehgo/index.php. Acesso em: 21/03/2015 às 15h40.

Published

2019-03-19

How to Cite

Assunção, L. V., Assunção, R. V., Bolina, C. de C., Gomes, M. I. L., Moreira, S. J., & Junior, A. B. M. (2019). Residencial pontal das brisas: estudo dos benefícios gerado pelo aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis / Pontal das brisas residential: study of the benefits generated by the use of rainwater for non-potable purposes. Brazilian Journal of Development, 5(5), 3501–3509. https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1512

Issue

Section

Original Papers