Atuação dos municípios de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista e Presidente Venceslau no projeto de desenvolvimento rural sustentável – microbacias II – acesso ao mercado / Acting of the municipalities of Caiuá, Euclides da Cunha Paulista and President Venceslau in the sustainable rural development project – microbacias II – market access

Alan da Silva Vinhaes, Larissa Oliveira Dionísio

Abstract


A atuação do Estado brasileiro no direcionamento de políticas públicas para o desenvolvimento rural mostrou-se, historicamente, centralizadora e com estímulo ao desenvolvimento do seu projeto de modernização. Na década de 1990, algumas políticas públicas, tais como o PRONAF Infraestrutura e Serviços Municipais, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no âmbito do governo federal passaram a integrar a abordagem territorial em relação ao enfoque setorial até então adotado. No caso do Estado de São Paulo as políticas voltadas ao desenvolvimento rural se restringiram ao Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH) e ao Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, os quais continuaram adotando a perspectiva setorial. Neste trabalho foi analisada a atuação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado- em três municípios pertencentes ao EDR de Presidente Venceslau: Caiuá, Euclides da Cunha Paulista e Presidente Venceslau.


Keywords


Agricultura; Estado; Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

References


ASSIS, Renato Linhares de. Desenvolvimento rural sustentável no Brasil: perspectivas a partir da integração de ações públicas e privadas com base na agroecologia. Economia Aplicada, vol. 10, n. 1, p. 75-89, jan./mar. 2006.

CATI. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Plano de Negócio – Microbacias II – Acesso ao Mercado – Caiuá – EDR de Presidente Venceslau, Associação União Agropecuária do Assentamento “Luís Moraes Neto”, 2012.

CATI. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Plano de Negócio – Microbacias II – Acesso ao Mercado –Presidente Venceslau, EDR de Presidente Venceslau - Associação de Produtores Rurais Campos Verdes do Assentamento Primavera – 2012.

CATI. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Disponível em http://www.cati.sp.gov.br/microbacias2/resultados-resumo-chamadas Acesso em 04/08/2017.

COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL (CATI). Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Manual do Programa – Seção Operativa. CATI: São Paulo, 2001.

HESPANHOL, Antonio Nivaldo. Modernização da Agricultura e Desenvolvimento Territorial/ In: Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa - ENGRUP, 4°., 2008, São Paulo. P. 370-392.

HESPANHOL, Rosangela Aparecida de Medeiros. O Programa de Aquisição de Alimentos: Limites e Potencialidade de Políticas de Segurança Alimentar para a Agricultura Familiar. Sociedade & Natureza (UFU Online), v.25, p.469-483, 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Disponível em Acesso em 05/08/2017.

MATTEI, Lauro Francisco. Evolução do crédito do PRONAF para as categorias A e A/C entre 2000 e 2010. Revista Econômica do Nordeste, v. 45, p. 58-69-69, 2014.

NEVES NETO, Carlos de Castro. O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas em São Paulo: o caso do município de Assis/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT/UNESP, Presidente Prudente. 196 f. 2009.

NEVES NETO, Carlos de Castro. O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II. Fórum Ambiental da Alta Paulista, vol.07, nº 02, 2011.

NEVES NETO, Carlos de Castro. Políticas Públicas & Desenvolvimento Rural: o Programa de Microbacias I e II no Estado de São Paulo. Tese (doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT/UNESP, Presidente Prudente, 312 f, 2013.

NEVES NETO, Carlos de Castro. O Desenvolvimento Rural no Brasil e em Portugal: os casos do Programa de Microbacias em São Paulo e da Iniciativa Leader em Portugal. Rev. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO, v.8, n.1, p. 74-102, abr/2014.

NEVES NETO, Carlos de Castro; HESPANHOL, Antonio Nivaldo. Os Efeitos da Descontinuidade no Programa de Microbacias em São Paulo. Revista Formação, nº22, vol. 2, p. 234-251, 2015.

SÃO PAULO. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Disponível em Acesso em 03/08/2017

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais.Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável. MICROBACIAS II – Acesso ao mercado. Anexo 1: Informações gerais da agropecuária do Estado de São Paulo, 2010 b.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais. Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável. MICROBACIAS II – Acesso ao mercado. Acordo de empréstimo – 7908 BR: Manual Operacional, 2015.

VELOSO, Fernando. Políticas Públicas no município de Junqueirópolis (SP): O Pronaf e o PAA. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT/UNESP, Presidente Prudente, 2011.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.