Simulação de um escoamento bifásico óleo-água em reservatório de petróleo / Simulation of a two-phase oil-water flow in oil reservoir

Társis Baia Fortunato, Julio Cesar Sampaio Dutra, Wellington Betencurte da Silva

Abstract


Este trabalho aborda uma metodologia numérica para a simulação de escoamento bifásico imiscível em meios porosos no contexto de reservatório de petróleo para óleo e água. As Equações Diferenciais Parciais (EDP) de natureza acoplada que modelam o escoamento são manipuladas, de forma a se obter um sistema segregado de equações. A metodologia empregada faz uso de um esquema de solução que resolve o campo pressão implicitamente e o campo de saturação explicitamente, sendo que estes campos são acoplados por um termo de velocidade. Uma vez definidas as formulações matemáticas, o método de Volumes Finitos é utilizado para discretizar as equações. Com a implementação das rotinas computacionais em SCILAB, os resultados de simulação são consistentes e estão de acordo com a literatura.

 


Keywords


Escoamento bifásico, Simulação numérica, Volumes Finitos.

References


AARNES, J., GIMSE, T., LIE, K.A.: An introduction to the numerics of flow in porous media using Matlab. Springer Berlin Heidelberg, 2007.

CARVALHO, D. K. Uma Formulação do Método dos Volumes Finitos com Estrutura de Dados por Aresta para a Simulação de Escoamentos em Meios Porosos. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - UFPE, Recife, 2005.

CORDAZZO, J. Simulação de Reservatórios de Petróleo Utilizando o Método EbFVM e Multigrid Algébrico. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - UFSC, Florianópolis, 2006.

MALISKA, C. R. Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2004.

PEACEMAN, D. Fundamentals of Numerical Reservoir Simulation.Amsterdam: Elsevier, 1977.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.