GEIROSC – grupo de estudo sobre imigrações para a região oeste de Santa Catarina: apoio e atendimento ao imigrante / GEIROSC – study group on immigration to the western region of Santa Catarina: support and assistance to the immigrant

Sandra de Avila Farias Bordignon, Deisemara Turatti Langoski

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar as pesquisas e as ações realizadas pelo Grupo de Estudos sobre Imigrações para a Região Oeste de Santa Catarina – GEIROSC. O grupo, caracteriza-se por ser interdisciplinar, está ligado à Diretoria de Políticas de Graduação da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi institucionalizado em abril de 2014, em virtude da carência de estudos e discussões sobre os fluxos migratórios recentes na cidade de Chapecó e região Oeste de SC, mais precisamente, com a chegada de imigrantes haitianos no ano de 2011. O GEIROSC compreende um espaço de diálogo, reflexão, troca de experiências e sensibilização quanto à questão do desafio da mobilidade humana na contemporaneidade. As pesquisas realizadas buscam por respostas sobre o fenômeno da imigração e do refúgio que tem sido constante no Brasil e identifica a deficiência de políticas públicas que garantam direitos a este segmento. As ações promovidas têm por intuito a integração com a comunidade para fomentar uma cultura de respeito às diversidades e tem ainda por viés as temáticas da educação, da cidadania, dos direitos humanos e da fraternidade.


Palavras-chave


Imigração e Refúgio; Estudos Interdisciplinares; Direitos Humanos

Texto completo:

PDF

Referências


BORDIGNON, Sandra de Avila. Farias. Inserção dos imigrantes haitianos nos contextos escolares e não escolares no oeste catarinense. Dissertação de Mestrado em Educação. UNOCHAPECÓ. 2016. 228p. Disponível em:http://fleming.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000e7/0000e75b.pdf

COTINGUIBA, M. L. P. COTINGUIBA, G. C. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Revista Pedagógica. Chapecó, v.17, n.33, p. 61-87, Jul./Dez. 2014.

FAZENDA, Ivani, Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LANGOSKI, Deisemara Turatti. Mobilidade migratória: o que a fraternidade tem a dizer - um relato. In: VERONESE, Josiane Rose Petry; OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar de; MOTA, Sérgio Ricardo Ferreira (org.). O direito revestido de fraternidade - estudos desenvolvidos no programa de pós-graduação em direito da UFSC. Florianópolis: Insular, 2016, p. 323-331.

PADOVA, Rosane. Imigração de Haitianos para Chapecó (SC): Uma questão de Direitos Humanos em um mundo. Chapecó/SC, Nov. 2015.

PORTILHO, Evelise Maria Labatut. A psicopedagogia no ensino superior: o ensinar aprendendo e o aprender ensinando, p. 43-109. In: WACHOWICZ, Lilian Anna (Org.). A interdisciplinaridade na Universidade. Curitiba: Champagnat, 1998.

RISSON, Ana Paula. Cartografia da Atenção à Saúde de Imigrantes Haitianos Residentes em Chapecó, SC. Dissertação de Mestrado em ciências da saúde. UNOCHAPECÓ. 2016. 173p. Disponível em: http://fleming.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000e7/0000e752.pdf

SAYAD, A. (1998). A imigração ou os paradoxos da alteridade. Tradução Cristina Murachco. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. Primeira Edição 1991, título original Límmigration ou lês paradoxes de l´altérité.

SANTOS, M. Sociedade e Espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim paulista de geografia. São Paulo, n. 54, 1987.

WACHOWICZ, Lílian Anna. As tensões dialéticas na Educação. In: WACHOWICZ, Lílian Anna (Org.). A interdisciplinaridade na Universidade. Curitiba: Champagnat, 1998. p. 111-120. (Série Educação: teoria e prática, v.2).

ZAMBERLAM, Jurandir et al. Migrações no Rio Grande do Sul: Algumas respostas aos desafios da mobilidade humana( 1945/2015) . Porto Alegre: Solidus, 2016.

ZAMBERLAM, Jurandir et al. Os novos rostos da imigração no Brasil: haitianos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Solidus, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.