Capacitação psicopedagogica á profissionais de psicopedagogia para o atendimento e acompanhamento de pacientes defibrose cística e com quadro de internações recorrentes / Psychopedagogical training and psychopedagogy for the care and follow-up of cystic defibrosis patients and recurrent hospitalizations

Aleksandra Sales, Giovanna Mara Ciampi Costa Barroso, Fabricía Macharet, Tereza Cristina, Edicléa Mascarenhas

Abstract


O presente trabalho apresenta a capacitação profissional de psicopedagogos para a Intervenção Psicopedagógica a pacientes com fibrose cística (FC), com quadro de internações recorrentes. Visando, com características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de modo integrativo, e facilitador numa aprendizagem significativa ao aprendente, como nos apresenta Visca. Esta capacitação propõe, uma aprendizagem que deveria ocorrer na escola, com seus aspectos éticos, culturais, sociais, psicomotores e emocionais, mas já que estamos falando de pacientes com uma doença rara que afeta mais de 70.000 pessoas no mundo e no Brasil, onde dados do Ministério da Saúde estimam aproximadamente 1,5 mil pessoas com Fibrose Cística sendo que no Rio de Janeiro, em estudo de Cabello e colaboradores a incidência de FC foi estimada em 1: 6.902 nascidos vivos (Cabello et al., 1999) e crianças, em faixa etária escolar são afetadas direta e indiretamente por internações recorrentes. O objetivo do trabalho foi analisar o impacto da intervenção psicopedagógica no desenvolvimento psicoeducacional infantil dos pacientes com FC após a capacitação, e identificar os possíveis fatores positivos deste trabalho como sendo um diferencial significativo para a recuperação física, psicoemocional e social da criança das crianças atendidas auxiliando o desenvolvimento humano dos pacientes. Para tanto, foram promovidos seminários e cursos para profissionais de psicopedagogia e pedagogia com o objetivo de formar indivíduos que a partir de suas experiências individuais, pudessem coordenar um trabalho invariavelmente em função de uma meta focada na aprendizagem humana com conhecimentos de diferentes níveis.


Keywords


Fibrose Cística; Psicopedagogia; Desenvolvimento Infantil; Aprendizagem Humana.

References


ACAMPORA, B. Psicopedagogia Hospitalar: Diagnóstico e Intervenção. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2015.

______. Assembleia Legislativa. Dispõe sobre o acompanhamento educacional da criança e do adolescente internados para tratamento de saúde. Lei n. 10.685, de 30 de novembro de 2000. Diário Oficial do Estado, São Paulo, 1º dez. 2000.

BELTRÁN JMM. Enseño a pensar. Madrid: Editorial Bruño;1995.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PCDT - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas aos portadores de Fibrose Cística. Brasília - DF, 2013.

CABELLO, GM, MOREIRA, AF, HOROVITZ, D. et al. Cystic fibrosis: low frequency od DF508 mutation in 2 population samples from Rio de Janeiro, Brazil. Human Biol 1999;71:189-96.

______________ Cystic Fibrosis Consortium. Cystic Fibrosis Mutations Database. 2011. Disponível em http://www.genet.sickkids.on.ca/StatisticsPage.html. Acessado em 18 de maio de 2018.

______________ Cystic Fibrosis Foundation. About cystic fibrosis. 2011. Disponível em http://www.cff.org:80/AboutCF/ Acessado em 18 de maio de 2018.

RASKIN S. Estudo multicêntrico de bases da genética molecular e da epidemiologia da fibrose cística em populações brasileiras [teste]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná; 2001.

SIMMONDS, NJ. Cystic fibrosis in the 21st century. Respiratory Medicine 2010; 24:85-96.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.191p. 5


Refbacks

  • There are currently no refbacks.