A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities

Irlany da Silva Morais, Daniele Maria de Morais

Abstract


As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar.  Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes.  O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3).  Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência.


Keywords


Inclusão, Tecnologia Assistiva, Ensino-Aprendizagem.

References


BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, p. 89-94, 2006.

BERSCH. Rita; MACHADO, Rosângela. In: Atendimento Educacional Especializado ­ Deficiência Física. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva ­ Brasília: CORDE, 2009. 138 p.

GALVÃO FILHO, T. A. G. Tecnologia assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, B.; OMOTE, S. (ORG). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012 p.65.

KAUFFMAN, M. J. Classificação e categorização. In: KAUFFMAN, M. J.; LOPES, A. J. Pode a educação especial deixar de ser especial? Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2007. p. 11-20.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas. Papirus, 2007.

KLEINA, C. Tecnologia assistiva: em educação especial e educação inclusiva. Curitiba Inter saberes, 2012. P, 186.

LAUAND, G.B. do A.; MENDES, E. G. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para indivíduos com necessidades educacionais especiais. In: MENDES, E. G.;

ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M.C. P. I. (org). Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES-PROESP, 2008. 125-133.

REIS, J. B. A. O conceito de tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17.,2009, Campinas. Anais. Disponível em: < http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem16/ COLE_932.pdf >. Acesso em: 26 abr. 2016.

RODRIGUES, M. E. N. Avaliação da tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza ­ Ceará. Dissertação (mestrado em Educação Brasileira) Faculdade de Educação, ­ Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013 p. 111

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. p. 176.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.