O reflexo da retenção de aluno do curso de ciências contábeis no orçamento da fundação universidade federal de Rondônia / The reflection of student retention of the course of accounting sciences in the budget of the federal university of Rondônia

Authors

  • Urrumara Pires de Oliveira
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1421

Keywords:

Recurso orçamentário. Taxa de aluno equivalente. Matriz orçamentária e outros custeios.

Abstract

Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) são ferramentas sociais com finalidade social e política de prover formação acadêmica e cultural, guarnecendo assim qualificação, a população que atende. O objetivo da pesquisa foi identificar como o orçamento da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é afetado quando o aluno do Curso de Ciências Contábeis não conclui o curso no prazo estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, quali/quanti, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo, referente ingresso dos alunos na turma de 2013. Os resultados encontrados mostram que os alunos formados fora do prazo estabelecidos no PPC, de quatro anos, reduzem consideravelmente os recursos orçamentários e financeiros recebidos pela UNIR, comprometendo os investimentos.

 

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Published

2019-03-08

How to Cite

Oliveira, U. P. de, & Arenas, M. V. dos S. (2019). O reflexo da retenção de aluno do curso de ciências contábeis no orçamento da fundação universidade federal de Rondônia / The reflection of student retention of the course of accounting sciences in the budget of the federal university of Rondônia. Brazilian Journal of Development, 5(4), 3077–3099. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1421

Issue

Section

Original Papers