Avaliação reológica do escoamento do sangue / Rheological evaluation of blood flow

Matheus Guisoni Pereira, José Roberto Delalibera Finzer, Ricardo Amâncio Malagoni

Abstract


O sangue consiste em suspensão constituída pelo plasma, uma fase aquosa contínua contendo sais, açúcar e proteínas e uma fase discreta, que inclui os eritrócitos, leucócitos e plaquetas. O plasma comporta-se como um fluido newtoniano, e o sangue como não-newtoniano.  O trabalho tem o objetivo dedescrever a fenomenologia do escoamento do sangue pela artéria aorta Na modelagem inclui-se a presença de proteínas no sangue sendo quantificado o fator de consistência e o fator de comportamento do sangue.  Efetuando-se um balanço de forças em um vaso sanguíneo, obtém-se a tensão na parede em função da perda de pressão que possibilita obter a velocidade em uma posição radial do vaso sanguíneo e a vazão do sangue. O perfil de velocidade é obtido e efetuado ajuste a uma equação. A viscosidade aparente é quantificada em 10,4 mPas.  Descreve-se que se a velocidade no centro do vaso aumentar devido a uma diminuição do diâmetro por problemas de depósitos, a viscosidade aparente irá diminuir assim com a tensão na parede, e o efeito na aorta é minimizado. O trabalho explica o porquê na ocorrência de obstruções parciais, a influência nas paredes é amenizada.

 


Keywords


Lei da potência,Escoamento na aorta, Reologia do sangue.

References


ABRAMOWITZ, M.; STEGUN, I. Handbook of mathematical functions. New York: Dover Publications. 1964. 1046 p.

BIRD, R.B., STEWART, W. E, e LIGHTFOOT, E .N. Fenômenos de Transporte, 2ª edição, Rio de janeiro: LTC, 2004. 838 p.

FRAIHA, M., BIAGI, J. D., FERRAZ, A. C. O., SVERZUT, C. Projeto e construção de reômetro capilar para caracterização de alimentos para animais. Ciência Rural, v.40, n.9, p.1998-2004, 2010.

SANTOS, N. A. A. Estudo da reologia de fluidos análogos ao sangue. Porto: Universidade do Porto. Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 2009. 85 p.

SKELLAND, A. H. P. Non-newtonian flow and heat transfer. New York: John Wiley. 1967. 469 p.

SUTERA, S. P.; SKALAK, R. The history of Poiseuille's law. Annu. Rev. Fluid Mech., v. 25, p. 1-19, 1993.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.