Protaganismo da mulher indígena guarani em função do programa “bolsa família” / Protagonism of the guarani indigenous woman in the function “family bag” program

Rita de Cássia Ribeiro, Cláudia Regina Oliveira

Abstract


O Programa Bolsa Família , implantado pelo Governo Federal no ano de 2003, promoveu a inclusão de mais de 13 milhões de famílias brasileiras em situação de alta vulnerabilidade social. A hipótese inicial deste trabalho é que o acesso ao benefício,  promove a ascensão da mulher e o seu protagonismo no círculo familiar. A proposta deste artigo, é analisar o impacto do programa e suas inflexões sobre autonomia da mulher indígena da etnia Guarani, considerando que estão inseridas num contexto cultural de cunho patriarcal. O universo de pesquisa, abrange as aldeias  Tekohá Marangatu e Tekoha Porã,  localizadas na cidade de Guaíra-PR. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica sobre o tema,a base de dados do Cadastro Único do município de Guaíra e do Portal da Transparência do Governo Federal e entrevistas semi estruturadas. A despeito da cultura patriarcal presente na cultura Guarani, concluiu-se que o acesso ao programa, permitiu que a mulher indígena  obtivesse autonomia no círculo familiar.


Keywords


Programa Bolsa Família, protagonismo, indígena

References


CARNEIRO, S. Mulheres em movimento. Estudos Avançados 17 (49), 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18400.pdf

CICCARONE, C. Drama e sensibilidade: migração, xamanismo e mulheres mbya. Revista de Índias, v. LXIV, n. 230, Madrid, enero-abr. 2004.

COSTA, D. M. Considerações sobre o Programa Bolsa Família: implicações para o empoderamento e a autonomia das mulheres. [s.l.]: Ibase, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) Censo Demográfico 2010. Famílias e domicílios. Resultados da amostra. Rio de Janeiro, 1–203, (2012).

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Bolsa Família, autonomia feminina e eqüidade de gênero: o que indicam as pesquisas nacionais? Rio de Janeiro, p.1-29 (2017).

LÓPEZ, G. M. A. A fecundidade entre os Guarani: um legado kunhankarai.(Tese). Fundação Oswaldo Cruz. ENP: Rio de Janeiro, dez 2000.

OLIVEIRA, C.R. A garantia de direitos das comunidades tradicionais indígenas frente ãs políticas públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável: Guaíra-PR.p.101.2016. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon- PR, 2016.

SCHADEN, E. Aspectos fundamentais da cultura guarani. 3 ed. São Paulo: EPU, Editora da Universidade de São Paulo, 1974.

REGO, W. L.; PINZANI, A. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Unesp, 2013.

SHADEN, E. Aspectos fundamentais cultura guaraní. São Paulo: EPU, 1974.

SOMMA, L. S. Pobreza y desigualdades de gênero. In: AGUIRRE, R. (Ed.). Las bases invisibles del bienestar social: el trabajo no remunerado no Uruguay, UNIFEM, Doble Clic, mar. 2009. p. 125-152.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.