Inglúviotomia em pomba doméstica (columba lívia): relato de caso / Entology in domestic pump (columba livia): case report

Patrícia de Freitas Salla, Tatiélen Hernandez Severo, Luisa dos Santos Veber, Edson Luiz Salomão, Andressa dos Santos Resem, Nickolas Teixeira Gomes

Abstract


 

Também conhecido como papo o inglúvio é uma dilatação em forma sacular do esôfago, sua função é armazenar os alimentos por um breve período de tempo permitindo que o intervalo entre as refeições seja aumentado e, realizar a maceração destes. O rompimento deste órgão é facilitado devido a parede ser muito fina, podendo ocorrer por sobrecarga alimentar ou devido a traumas, o que expõe o animal ao risco de morte. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma pomba doméstica que chegou a clínica com ruptura e exteriorização do papo, evidenciando os procedimentos realizados na paciente. Foi encaminhado até a clínica uma pomba domestica (Columbalívia), socorrida na rua após um trauma, que acabou exteriorizando o papo do animal. A paciente foi sedada com associação tiletamina e zolazepam pela via intramuscular e mantida em oxigênio 100%, foi realizada a limpeza do local e sintese da ferida com sutura simples continua, com fio de nylon. No pós-cirúrgico recebeu antibiótico terapia enrfloxacina (2,5mg/kg) e antiinflamatório não esteroidalcetoprofeno (0,2ml/kg) e no local pomada a base de enrofloxacina, sulfadiaziazina de prata, hidrocortizona, e permaneceu em incubadora até que retomasse os sentidos. A inglúviotomia é um procedimento cirúrgico de urgência e de eleição para correção da ruptura do papo, e foi realizada com sucesso. A paciente apresentou melhora, voltou a se alimentar e obteve uma recuperação completa, sendo reintroduzida a natureza 14 dias após o procedimento.


Keywords


Exóticos, ingluviotomia, aves.

References


CEO. Centro de Estudos Ornitológicos. http://www.ceo.org.br/ acesso em 10/08/2018

COELHO, H.E. Patologia veterinária. 1. Ed. São Paulo, 2002.

CAMARGO FILHO, O.B. de.;PACHALY, J. R..Ingluviotomia em um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) para tratamento de queimadura de inglúvio causada por alimento super-aquecido: relato de caso.Revista Científica de Medicina Veterinária,v. 7, n 22, p 384-389, 2009.

JEPSON, L. Clínica de animais exóticos: referência rápida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 592 p

McLELLAND J. 1986. Sistema Digestivo das Aves, p.1740- 1763. In: Getty, R. (Ed), Sisson/Grossman Anatomia dos Animais Domésticos. 5ª Ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

MARIETTO-GONÇALVES, G.A.; ANDREATTI FILHO, R.L.. Doenças do Sistema Digestório das Aves (Revisão Bibliográfica),2006www.researchgate.net/publication/306255472

OGLESBEE, B.L.; MACDONALD, S.; WARTHEN, K. Distúrbios do Sistema Digestivo Aviário. In. BIRCHARD, S.J.; SHERDING, R.G. Manual Saunders: Clínica de Pequenos Animais. São Paulo: Roca, 1998. p.1442-1455.

TULLY, T. N., DORRESTEIN, G.M., JONES, A.K. Clínica de aves. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 344 p.

VASCONCELOS, T.C.B.; LONGA, C.S.; ALBUQUERQUE, D.D.A.; COSTA, C.H.C.; BRUNO,S.F.. Aspectos clínicos e anatomopatológicos de aspergilose e candidíase em calopsita (Nymphicushollandicus): relato de caso. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias. v. 106, n. 577-580, p.109-112, 2011.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.