Gestão das agroindústrias familiares: um estudo exploratório / Managing familiar basis agribusiness: an exploratory study

Bruno Nonnemacher Buttenbender, Pedro Luis Buttenbender, Ariosto Sparemberger

Abstract


O presente artigo versa sobre a gestão de agroindústrias familiares, frente aos desafios da produção e comercialização de alimentos, a produção, a produtividade, a Inovação e competitividade no mercado. O objetivos consistem em estudar, a partir do mapeamento e diagnóstico junto às agroindústrias atendidas pelo NEPI (Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação, constituídos em parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e instituições universitárias e tecnológicas), as suas qualidades e fragilidades e os respectivos desafios frente à competitividade no mercado. Com base em estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativo e quanto aos meios de investigação, a mesma se apresenta como bibliográfica, documental, de estudo multicaso e de campo. Como resultados apresenta oportunidades, qualidades, limitações e desafios para as agroindústrias estudadas. Agregam-se propostas para a qualificação da gestão das agroindústrias, ampliando seus resultados, geração de oportunidades de trabalho e renda e de agregação de valor. Muitas destas contribuições extensivas as demais agroindústrias de base familiar.

 


Keywords


Desenvolvimento; competitividade; propostas.

References


AGDI. 4 Anos de política pública de APLs e extensão produtiva e inovação. SDPI/AGDI. Porto Alegre – RS. 2014.AGDI/AIPD. Convênio no. 001/2012-AGDI-DPI, Processo 000255-37.01/13-0. Viabiliza os NEPI Fronteira Noroeste e Celeiro. AGDI, Porto Alegre/RS. 2012.

AGDI/AIPD. Convênio no. 032/2013-AGDI-DPI, Processo 9723701/13-3,. Viabiliza os NEPI Fronteira Noroeste e Celeiro. AGDI, Porto Alegre/RS. 2013. AGDI/UNISINOS. Manual Global Projeto Extensão Produtiva e Inovação. SDPI/AGDI. Porto Alegre/RS. 2014.

CALLADO, Aldo Leonardo Cunha. Gestão de custos no agronegócio. In: CALLADO, Antônio André Cunha (Org.). Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. NEPI. Relatório Prestação de Contas da Execução Física, Convênio no. 032/2013-AGDI, Processo 9723701/13-3 . AIPD/Unijuí Campus Santa Rosa. 2014.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.