Formação de professores: distorções nos municípios do maciço de baturité, CE. / Teacher training: distortions in the municipalities of baturité mass, CE.

Authors

  • Jacques Therrien
  • Priscila Marize Santos Amorim
  • Steffany Maria de Lima Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1381

Keywords:

Formação de professores. Qualificação docente. Políticas educacionais.

Abstract

O estudo enfoca questões relacionadas a políticas educacionais e à gestão educacional tendo por objeto de análise o nível de formação dos professores do ensino fundamental num conjunto de 15 municípios onde se observava uma queda no número de docentes com curso superior. Autores que abordam políticas de formação inicial integram o referencial teórico da investigação. As mudanças ocorridas na qualificação dos docentes aparecem relacionadas a prioridades estabelecidas pelos gestores para atender às áreas cobradas pelas avaliações externas, bem como ao predomínio de níveis de cursos de curto prazo, ou de formação em nível médio, já que esses professores podem atender às necessidades e requisitos mínimo previsto por lei.

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Published

2019-02-27

How to Cite

Therrien, J., Amorim, P. M. S., & Vieira, S. M. de L. (2019). Formação de professores: distorções nos municípios do maciço de baturité, CE. / Teacher training: distortions in the municipalities of baturité mass, CE. Brazilian Journal of Development, 5(4), 2809–2821. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1381

Issue

Section

Original Papers