Aplicação e avaliação do moodle como tecnologia complementar na capacitação de professores / Application and evaluation of moodle as complementary technology in teacher training

Lucas Plautz Prestes, Andreia Solange Bos, Paula de Castro, Milton Zaro, Michelle Pizzato

Abstract


A partir da evolução do ensino EAD no Brasil pode-se afirmar que tal prática se encontra consolidada no curso superior. Apesar desta afirmativa, pouco se relata na estrutura básica de ensino bem como sua aplicaçao. Logo, o trabalho objetiva realizar o estudo de caso na aplicação do ensino EAD, de forma complementar ao ensino básico tradicional. A pesquisa abrange as dificuldades que envolvem a sua aplicabilidade ao corpo docente, demonstrando que a inserção da forma de ensino híbrida complementar na educação, aplicada de forma gradual, não obrigatória e com suporte conciso da área técnica, propiciando uma forte ligação entre a instituição, o professor e aluno por meio do ambiente virtual de aprendizagem. O método de aplicação e construção do Moodle apresentado demostrou ser eficaz como complemento do ensino tradicional, com aceitação junto ao corpo de alunos e professores, tornando o professor mais presente na vida do estudante.

 


Keywords


moodle; ensino; EAD; aplicação.

References


Bassani, P. S Behar Patrícia Alejandra. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: Cinted/UFRGS, v. 4, n. 1, p. 01-10, jul. 2006. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2018.

Carvalho N., S. Características Para Avaliação de Qualidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. São Paulo: [s.n.], 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 Jun 2018. Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.

Fontes, L; Uma Ontologia de Apoio à Participação Efetiva de Alunos em AVAs, Revista Informática na Educação, Porto Alegre:Cinted/UFRGS,v.20 n.3, p. 01-17, dez. 2017. Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79727/47123 Acesso em: 26 Jul 2018.

Moodle (2018). In: Moodle: o software de código aberto para aprendizado colaborativo. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2018.

Mozzaquatro, P. M.; Medina R. D. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob Diferentes Visões: aspectos a considerar. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 Jun 2018.

Papert, Seymour M. Logo: Computadores e Educação. São Paulo, Editora, Brasiliense, 1985 (edição original EUA 1980).

Piaget, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1976.

Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Vygotsky, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [Trad. José Cipolla Neto et al. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2000.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.