Análise da alfabetização científica de estudantes numa sequência didática de educação ambiental no ensino de ciências / Analysis of scientific literacy of students in a didactic sequence of environmental education in science teaching

Authors

  • Ronualdo Marques
  • Claudia Regina Xavier

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1339

Keywords:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Pegada Ecológica.

Abstract

A Alfabetização Científica contextualizada no Ensino de Ciências possibilita debates necessários às reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o meio ambiente possibilitando a Educação Ambiental dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo analisar as evidências do desenvolvimento científico a partir das concepções dos estudantes sobre a Educação Ambiental no Ensino de Ciências. A pesquisa foi qualitativa na modalidade Participante. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário após aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo.  A Educação Ambiental como temática complementa diversos conteúdos no Ensino de Ciências viabilizando o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada e despertando a necessidade do rompimento com práticas isoladas e pontuais e com a educação mecanicista e conservadora no currículo escolar, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas incentiva as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e Meio Ambiente. A partir de indicadores de Alfabetização Científica propostos por diversos autores, verificou-se que houve um desenvolvimento científico dos estudantes participantes.

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Published

2019-02-21

How to Cite

Marques, R., & Xavier, C. R. (2019). Análise da alfabetização científica de estudantes numa sequência didática de educação ambiental no ensino de ciências / Analysis of scientific literacy of students in a didactic sequence of environmental education in science teaching. Brazilian Journal of Development, 5(4), 2595–2612. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1339

Issue

Section

Original Papers