Análise da alfabetização científica de estudantes numa sequência didática de educação ambiental no ensino de ciências / Analysis of scientific literacy of students in a didactic sequence of environmental education in science teaching

Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier

Abstract


A Alfabetização Científica contextualizada no Ensino de Ciências possibilita debates necessários às reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o meio ambiente possibilitando a Educação Ambiental dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo analisar as evidências do desenvolvimento científico a partir das concepções dos estudantes sobre a Educação Ambiental no Ensino de Ciências. A pesquisa foi qualitativa na modalidade Participante. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário após aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo.  A Educação Ambiental como temática complementa diversos conteúdos no Ensino de Ciências viabilizando o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada e despertando a necessidade do rompimento com práticas isoladas e pontuais e com a educação mecanicista e conservadora no currículo escolar, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas incentiva as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e Meio Ambiente. A partir de indicadores de Alfabetização Científica propostos por diversos autores, verificou-se que houve um desenvolvimento científico dos estudantes participantes.


Keywords


Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Pegada Ecológica.

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