Secagem de feijão carioca em secador rotativo / Carioca bean drying in rotating dryer

Authors

  • William Borges Dias
  • José Roberto Delalibera Finzer

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1281

Keywords:

Secagem de feijão, Secador rotativo, Energia na secagem.

Abstract

O crescimento populacional paralelo à ascensão do consumo per capita do feijão tem contribuído para a diminuição do produto no mercado, causando a restrição desta leguminosa na dieta alimentar de famílias de baixa renda. O feijão comum (PhaseolusVulgaris) é importante por ser uma fonte pouco onerosa de proteínas, fibras, carboidratos e minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco. A eficiência nos processos agrícolas é de extrema relevância para o aumento da produtividade e diminuição de desperdícios. A secagem é uma etapa crítica no processo de obtenção do feijão podendo ser realizada de forma natural ou artificial. Na secagem artificial, a interferência de fatores climáticos é minimizada e uma melhor qualidade é alcançada. Uma opção é utilizar secadores rotativos com distribuição radial do ar em escoamento operando em batelada. Este equipamento é constituído por um cilindro tubular disposto no sentido horizontal eno seu interior alimenta-se o ar de secagem através de uma câmara de distribuição. O presente trabalho teve o objetivo de analisar tecnicamente a utilização de um secador rotativo de aquecimento indireto paralelamente ao estudo laboratorial em estufa na secagem de feijão carioca. Na etapa laboratorial fez-se um estudo do encolhimento do grão considerando-o um esferoide tri-axial oblato. Para a análise do processo no secador rotativo foram elaboradas curvas de secagem do feijão. Utilizaram-se os resultados dos cálculos do balanço de massa e energia para obtenção de uma equação empírica para determinar o coeficiente de transferência de calor, Ua. Os resultados indicaram um padrão de diminuição volumétrica contínuo nos grãos que cessa a 9,58% (bu). Foi identificado um período de indução indicando que a temperatura da massa de grão não se comporta de forma homogênea no início dasecagem com o secador rotativo. Concluiu-se que a redução da umidade da massa de 11.000 quilos de feijão carioca de 18,2 para 15,3% bu com duração de 5 horas e 23 minutos pôde ser realizada com aplicação de 57 kW de potência, parâmetro  obtido  por cálculos de balanço de energia.

 

References

BIRD, R. BYRON; STEWART, WARREN E.; LIGHTFOOT, EDWIN N. Transport Phenomena.2. ed. New York: John Wiley, 2002. 895 p.

CARDOSO SOBRINHO, J. Simulação e avaliação de sistemas de secagem de café. Viçosa: UFV, 2011. 112p. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, 2001.

CARVALHO, N. M. A secagem de sementes. Jaboticabal - SP, FUNEP, 1994. 165 p.

FILHO, V. C. Cultura De Feijão. Campinas - SP: Instituto Campineiro De Ensino Agrícola, 1985. 30 p.

COSTA, D. R. Análise de custo de sistemas de secagem de milho em secadores mecânicos. Engenharia na Agricultura, Viçosa - MG, v. 18 n. 1, p. 63-76, 2010.

HELDMAN, D. R. Prediction Of Specific Heat. In: IRUDAYARAJ, Joseph; Food Processing Operations Modeling: Design And Analysis. New York: Marcel Dekker, 2002. cap. 1. p. 15-75.

McCABE, W.L.; SMITH, J.C.; HARRIOTT.Unit Operations of Chemical Engineering.5 ed. New York: McGraw-Hill, 1993. 1130 p.

PIRES, C.V. et al.Composição Físico-Química de Diferentes Cultivares de Feijão (Phaseolusvulgaris L.).Alimentos e Nutrição,Araraquara - SP, v. 16, n. 2, p. 157-162, 2005.

Published

2019-02-12

How to Cite

Dias, W. B., & Finzer, J. R. D. (2019). Secagem de feijão carioca em secador rotativo / Carioca bean drying in rotating dryer. Brazilian Journal of Development, 5(3), 2356–2365. https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1281

Issue

Section

Original Papers